Fenasps participa de ato em protesto a cortes na Educação
Os diretores plantonistas da Fenasps participaram, nesta quarta-feira, 14 de junho, do ato “Ocupa Brasília“, na capital federal. A atividade foi convocada pelas entidades sindicais de docentes e técnicos(as) administrativos de universidades e institutos federais, além de estudantes de várias partes do país.
Os manifestantes ocuparam as vias públicas de Brasília em protesto contra os cortes na Educação, contra a privatização das estatais e em defesa dos serviços públicos. Cerca de 5 mil pessoas participaram da manifestação. Veja abaixo as fotos do ato:
A concentração do ato aconteceu em frente ao Anexo 2 da Câmara dos Deputados, onde ocorreu uma solenidade no auditório Nereu Ramos, transmitido em tempo real. Assista abaixo à íntegra do ato realizado no auditório da Câmara:
As caravanas de estudantes que chegavam cantavam palavras de ordem como “se você paga, não deveria. Educação não é mercadoria”, “Não vai ter corte, vai ter luta”, “Eu defendo a educação, e o Bolsonaro, não!“. Veja no vídeo abaixo:
Além das pautas do “Ocupa Brasília”, a manifestação também cobrou resposta à pergunta “Onde estão Bruno Pereira e Dom Phillips?”, servidor da Funai e jornalista, respectivamente, que estavam desaparecidos na Amazônia, desde o dia 5 de junho. Nesta quarta-feira, 15, um dos suspeitos de matar Bruno e Dom confessou o crime.
Servidores e servidoras da Funai, que estão em greve pela exoneração do presidente do órgão, Marcelo Xavier, se juntaram ao ato com cartazes e faixas cobrando justiça por Bruno e Dom e respostas do governo e do Congresso Nacional.
Após o ato na Câmara, os manifestantes percorreram a Esplanada dos Ministérios, em direção ao Ministério da Educação (MEC), onde gritaram palavras de ordem das pautas do “Ocupa Brasília”, chamando atenção para o desmonte da educação e da ciência e tecnologia e o risco de fechamento das universidades, institutos federais, caso não haja recomposição do orçamento para a Educação.
O “Ocupa Brasília” terminou com um ato político-cultural em frente ao Teatro Nacional, com apresentação do rapper GOG e do grupo de Maracatu de Brasília.