Fenasps

segunda-feira, 21/03/2022

Dia Internacional da Luta contra a discriminação racial propõe reflexões sobre a resistência negra

O 21 de março ficou marcado na história como o dia em que ocorreu o Massacre de Shaperville, em Johanesburgo, África do Sul, em 1960, quando 69 pessoas foram mortas pelo exército e outras 186 ficaram feridas devido às práticas racistas daquele governo.

Para marcar a data e propor uma reflexão para que esta atrocidade não volte a se repetir jamais, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o Dia Internacional de Luta contra a discriminação em 21 de março, dando visibilidade às lutas contra a discriminação, denunciar o racismo e não deixar passar despercebidas diversas outras atitudes de discriminação racial pelo mundo.

É sabido que estamos vivendo tempos tenebrosos, de recrudescimento da cultura do ódio, do assédio sexual, do estupro, do extermínio da juventude negra.

No Brasil e no mundo, a violência policial e o racismo estrutural põem em evidência como corpos negros e periféricos podem ser descartados por meio da necropolítica e da exclusão das pessoas negras do mundo do trabalho, dos serviços públicos e da convivência social.

Uma das mais relevantes lutas do povo preto é pela resistência racial! Que possamos conviver em harmonia, com a garantia de direitos, e reparação histórica aos negros e negras deste país.

Viva Zumbi, viva Dandara, símbolos do quilombo dos Palmares!

Viva a resistência negra!

Últimas notícias

segunda-feira, 19/05/2025 FENASPS APRESENTA REIVINDICAÇÕES DA CATEGORIA DO SEGURO SOCIAL AO NOVO PRESIDENTE DO INSS Nessa sexta-feira, 16 de maio, a FENASPS se reuniu formalmente pela primeira vez com o novo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior (fotos abaixo). ...
quinta-feira, 15/05/2025 15/5 – DIA DO/A ASSISTENTE SOCIAL Nesta data, reafirmamos a importância do trabalho desta categoria profissional para a população usaria do SUS – INSS – SUAS. No âmbito do serviço ...
quarta-feira, 14/05/2025 TODO APOIO E SOLIDARIEDADE À GREVE DOS TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL DE FORTALEZA! Os trabalhadores da Construção Civil de Fortaleza deflagraram Greve Geral da categoria numa Assembleia histórica que reuniu cerca de 3.500 operários no sindicato da ...