Fenasps

terça-feira, 08/03/2022

9 de março é Dia Nacional de Luta com paralisação

O Brasil atravessa um dos períodos mais sombrios de sua história. Desemprego recorde, inflação nas alturas, fome e miséria assolando famílias e o Governo Federal parece que não sabe de nada, e deixa o povo brasileiro à mercê da pobreza extrema.

Os Servidores Públicos Federais (SPFs), que atuam na linha de frente no atendimento à população, sabem que a situação está difícil para todos e todas e que não há saída com este desgoverno que nada fez e nada fará para melhorar a situação dos trabalhadores do funcionalismo público.

Desde 2015, os servidores do Seguro e da Seguridade Social e Anvisa não tiveram nenhuma reposição das perdas salariais. A inflação deixa aflitos os trabalhadores(as) e a diminuição do poder aquisitivo sinaliza muita preocupação: somente nos últimos três anos, os SPFs acumulam 19,99% em perdas financeiras.

No âmbito do INSS, a defasagem de servidores nas agências é muito preocupante. Sem servidores suficientes, não há como atender à crescente demanda por benefícios.

A Fenasps e os seus sindicatos filiados reivindicam todos os dias deste desgoverno a realização de Concurso Público para reposição de pessoal.
Por isso pedimos o apoio da população para apoiar as nossas lutas.

Lados opostos

A luta dos servidores públicos federais neste desgoverno Bolsonaro é uma das mais importantes dos últimos tempos. De um lado, os servidores públicos, que mantém a máquina pública em pleno funcionamento, apesar da defasagem salarial e da completa ausência de reposição do quadro de pessoal, principalmente no INSS.

De outro, está Bolsonaro, o travador de desenvolvimento e perseguidor dos servidores públicos que não aderem ao seu ‘curralzinho’ do ódio, negacionismo e ignorância.

A Plenária Nacional da FENASPS do último sábado, 5 de março, deliberou pela construção do Dia de Luta com Paralisação neste 9 de março. Neste dia haverá uma reunião da FENASPS com o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni. Outras entidades sindicais também devem participar desta reunião, assim como ocorreu na última oportunidade, em 2 de fevereiro.

Em muitos locais de trabalho no Brasil, haverá reuniões de sindicatos com os servidores, sendo muito importante que todos e todas paralisarem suas atividades para pressionar o ministro Onyx.

Os servidores do Seguro e da Seguridade Social devem paralisar suas atividades para pressionar o ministro o governo a aceitar nossas reivindicações. É preciso dar um basta à desestruturação no INSS e no SUS.

a hora é agora!

Participe do apagão no INSS nesta quarta-feira! Caso esteja no teletrabalho, não puxe tarefas! Se puder, procure as unidades da Previdência Social e do SUS da sua cidade e integre-se nas manifestações. Procure o seu sindicato!

Cumprindo as formalidades legais para evitar prejuízos aos servidores que aderirem à paralisação de atividades nesta quarta, 9 de março, a Fenasps notificou via ofício os órgãos, informando-os sobre a decisão da Plenária da Fenasps deste sábado. O INSS e os ministérios do Trabalho e Previdência, da Saúde e da Economia estão cientes da paralisação de 24 horas.

Confira alguns destaques da pauta de reivindicações aprovada na última Plenária:

1) Construção da Greve por tempo indeterminado a partir do dia 9 de março, caso não haja negociação;
2) Pelo fim da terceirização no INSS;
3) Data-base – Reajuste Emergencial de 19,99%;
4) Luta pela Carreira do Seguro Social;
5) Fim do adicional de metas para o teletrabalho; rediscussão do processo de trabalho de forma que a complexidade do trabalho exercida seja considerada; jornada de 30 horas semanais para o atendimento; luta contra a terceirização; Concurso Público; Derrubada do veto ao orçamento do INSS;
6) Construção da Greve Geral a partir do dia 23 de Março.

Sem servidores para analisar e conceder benefícios no INSS, é a população mais carente que fica muito prejudicada, e isso tem que acabar! A Previdência Social e a Saúde públicas pedem socorro!

Chega de desemprego, chega de miséria!

Últimas notícias

segunda-feira, 15/04/2024 Confira a programação da base do Seguro, Seguridade Social e Anvisa na Jornada de Lutas de 16 a 18 de abril Conforme orientação da FENASPS, sindicatos que representam a base de servidores(as) das carreiras do Seguro Social (INSS), Seguridade Social (ou carreira da Previdência, Saúde ...
quarta-feira, 10/04/2024 Denúncias de irregularidades nas eleições da Geap Os militantes e os apoiadores da Chapa 2, composta por vários segmentos do serviço público federal, que sempre primaram pela luta para o bem-estar ...
quarta-feira, 10/04/2024 Em reunião com as entidades, Governo condiciona continuidade das Mesas Específicas à aceitação da proposta de reajuste apenas nos benefícios Na reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) realizada nesta quarta-feira, 10 de abril, o Governo Federal apresentou formalmente uma proposta de acordo, ...