Fenasps

quarta-feira, 16/02/2022

Toda a solidariedade à população de Petrópolis/RJ, arrasada por inundações e deslizamentos

A população da cidade de Petrópolis/RJ está diante de uma das maiores tragédias de sua história, causada pelo temporal que atingiu o município nessa terça-feira, 15 de fevereiro.

Esta é uma tragédia previsível, que se repete todos os verões na cidade. As autoridades locais, inertes, mesmo sabendo que as chuvas torrenciais são comuns nesta época, são absolutamente incompetentes e nada fazem para evitar o evitável.

As obras prometidas, seja de contensão de encostas, seja de construção de casas em locais seguros para abrigar a população de áreas de risco, jamais foram realizadas.

Como ocorreu na Grande São Paulo há pouco mais de duas semanas, e em Minas Gerais no mês passado, os mais atingidos são os mais pobres, relegados pelo Estado, sem qualquer apoio dos governos federal, estadual e das prefeituras.

A maioria das áreas de risco de Petrópolis/RJ, assim como em diversas cidades do país, está nas periferias, onde se encontram as moradias mais simples, muitas vezes barracos.

Parte da cidade ainda está sem luz, nem água. Inúmeros carros foram abandonados e há ônibus dentro de rios. Até o final da tarde desta quarta, 16 de fevereiro, foram registrados ao menos 78 óbitos causados por inundações e deslizamentos de terras. Porém, ainda não existe sequer estimativa do número de desaparecidos.

A previsão é de que mais vítimas sejam localizadas ao longo dos dias, com a redução das áreas de alagamento. Os moradores, em desespero, relatam desaparecimento de familiares. Contudo, os bombeiros afirmam não ter uma estimativa de quantas pessoas estariam nesta situação.

Solidariedade

Diante desta enorme tragédia, as iniciativas de solidariedade ao povo petropolitano vão surgindo. Uma delas é a campanha de arrecadação urgente de doações à população de Petrópolis/RJ.

Os servidores do Seguro e da Seguridade Social que moram no Rio de Janeiro podem participar enviando doações “Campanha SOS – Chuvas Região Serrana”, que fica na a sede da OAB na capital fluminense. Dentre os itens com maior urgência estão água mineral (já que o fornecimento foi interrompido), colchonetes, alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, roupas de cama, roupas infantis e de adultos, máscaras, álcool gel e produtos de limpeza.

A Fenasps e seus sindicatos filiados lutam por mais verbas para Saúde, Previdência e Assistência Social! Defendemos um serviço público gratuito e de qualidade, para garantir às famílias todo o amparo social necessário.

Toda solidariedade à população de Petrópolis/RJ e aos servidores públicos que estão na linha de frente, auxiliando as vítimas desta terrível tragédia ambiental.


*Com informações do site do Sindsprev/RJ.

#SOSPetrópolis!

Últimas notícias

quarta-feira, 10/12/2025 Plantão da Fenasps participa de ato no Congresso Nacional em defesa do mandato de Glauber Braga e contra a Reforma Administrativa A Fenasps esteve presente no Congresso Nacional nesta quarta-feira, 10 de dezembro de 2025, em mais uma mobilização contra a reforma administrativa, cuja aprovação ...
quarta-feira, 03/12/2025 PROJETO DE LEI DO GOVERNO CHAMADO DE “RACIONALIZAÇÃO” DAS CARREIRAS  É REFORMA ADMINISTRATIVA DISFARÇADA Trata-se de um ataque direto à Previdência, Saúde e Trabalho, aos aposentados e ao serviço público Em audiência realizada em 01/12/025, no MGI, com ...
sexta-feira, 28/11/2025 FENASPS E SINDICATOS FILIADOS ACIONAM A JUSTIÇA PARA GARANTIR PERMANÊNCIA DE PAIS E MÃES NO PLANO DA GEAP A FENASPS, em conjunto com sindicatos federados, ingressou com Ação Civil Pública para impedir que a GEAP Autogestão em Saúde exclua pais, mães, padrastos ...