Outubro Rosa: a Fenasps abraça esta luta!
Como vem fazendo há algum tempo (relembre os materiais de 2019 e 2018), neste ano de 2021 a Fenasps adere mais à vez campanha do Outubro Rosa, mês indicado para a conscientização da sociedade sobre o câncer de mama, que deve atingir mais de 67 mil mulheres apenas em 2021, segundo levantamento do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
No Brasil, ainda segundo o INCA, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum em mulheres de todas as regiões, após o câncer de pele não melanoma. As taxas são mais elevadas nas regiões Sul e Sudeste, enquanto a menor é observada na região Norte.
O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil, sendo a mais frequente em quase todas regiões brasileiras. Na região Norte, o câncer do colo do útero ocupa ainda o primeiro lugar.
A campanha do Outubro Rosa nasceu com o objetivo de incentivar as mulheres a fazer o autoexame para detecção do câncer de mama, o tipo mais comum entre a população brasileira. Apesar do número alarmante, cerca de 95% dos casos descobertos no estágio inicial podem ter recuperação total.
Prevenção é o caminho
Dados do INCA indicam que a incidência do câncer de mama tende a crescer progressivamente a partir dos 40 anos, assim como a mortalidade por essa neoplasia.
Portanto, é de suma importância que as mulheres observem os seus sinais corporais, e realizem, além do autoexame, consultas médicas com frequência, especialmente a partir dos 30 anos. Cuide-se: a prevenção é a maior arma contra o câncer de mama!
Outubro Rosa: a gente abraça esta luta!