Fenasps

quinta-feira, 12/08/2021

Caso de racismo em Limeira/SP revolta o país. Leia nota de repúdio

Mais um caso de racismo que causou revolta na população. Até quando? (imagem: reprodução EPTV)

A Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social – FENASPS – e seus Sindicatos filiados vêm publicamente externar sua mais veemente revolta ao caso de racismo ocorrido na última sexta-feira, 6 de agosto, em uma unidade do atacadista Assaí, em Limeira/SP.

Na ocasião, o metalúrgico Luiz Carlos da Silva, um homem preto de 56 anos, teve que se despir em público dentro do supermercado para provar que não havia furtado nenhum produto no estabelecimento.

Luiz Carlos registrou um Boletim de Ocorrência por constrangimento na Polícia Civil, e o caso ganhou repercussão nacional, evidenciando a forte prevalência do racismo estrutural na nossa sociedade.

A humilhação pela qual passou Luiz Carlos é aviltante, e se soma a incontáveis casos de racismo no país. Há menos de um mês, um mural de com heroínas pretas era vandalizado, na Baixada Fluminense, em plena semana em que se celebra o dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha.

O grito e o choro de Luiz Carlos da Silva, que implorava por clemência, para não ser jogado em uma sala nos “fundos da loja” – onde “tudo pode acontecer” – é um pedido de socorro de todos os pretos e pretas, um berro de resistência. Um basta!

Nos faz lembrar o caso do jovem preto Matheus Fernandes, que foi agredido nos “fundos da loja” Renner no Rio de Janeiro, enquanto trocava um relógio que comprou para o Dia dos Pais de 2020. Pensando que tivesse ‘condenado ao mesmo destino’, o metalúrgico Luiz Carlos tirou quase toda a sua roupa.

De um jeito ou de outro, a violência está aí. Seja na agressão física, verbal, no julgamento, nos olhares incriminatórios. Essas são provas de que a práxis racista de séculos passados está ainda em vigor no país. Até quando?

Não podemos nos calar diante disso! Que os responsáveis pelas agressões sejam devidamente punidos, e que sirva de exemplo para que isso não mais ocorra.

A Fenasps e seus sindicatos filiados lutam hoje, e sempre lutarão, contra toda forma de opressão, seja de raça, gênero ou orientação sexual, na construção de um mundo mais justo e humanamente igual para todos e todas.

RACISMO É CRIME INAFIANÇÁVEL! QUE OS RESPONSÁVEIS SEJAM PUNIDOS EXEMPLARMENTE!

BASTA À PERSEGUIÇÃO DE PESSOAS PRETAS!

Brasília, 12 de agosto de 2021

Secretaria de Gênero, Raça e Classe
Diretoria Colegiada da FENASPS

Últimas notícias

terça-feira, 09/04/2024 Diante da pressão dos SPFs, governo antecipa reunião da MNNP Após fortalecimento da mobilização dos Servidores(as) Públicos(as) Federais (SPFs) e dos movimentos de greve na Educação Federal (na base da Fasubra e Sinasefe), além ...
segunda-feira, 08/04/2024 Em audiência pública no Senado, FENASPS cobra de secretário do MGI a realização da 2ª reunião da Mesa Específica da CPST Representantes da FENASPS estiveram presentes em uma audiência pública realizada na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado na manhã desta ...
quarta-feira, 03/04/2024 Trabalhadores de várias partes do país fazem atividades no Dia Nacional de Lutas desta quarta, 3 de abril Nesta quarta-feira, 3 de abril. cumprindo programação do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), do qual a FENASPS faz parte, trabalhadores ...