Fenasps

quinta-feira, 01/07/2021

Moção de apoio e solidariedade aos/s trabalhadoras/os Serviço Social do INSS Cuiabá

A Diretoria Colegiada da FENASPS, por meio desta moção, vem externar seu mais veemente REPÚDIO à exoneração da servidora do INSS, Luciana Massumi Miyakawa, do cargo de Responsável Técnica da Gerência Executiva de Cuiabá.


Atitudes como esta só reforçam uma prática nefasta de gestores do INSS que não respeitam quem luta pelos direitos da classe trabalhadora. É importante registrar que tais condutas se configuram em uma ação autoritária por parte do Superintendente do instituto, e uma perseguição inaceitável às trabalhadoras e aos trabalhadores do Serviço Social.


Ressalta-se que a exoneração é um desrespeito ao Serviço Social da Gerência Executiva de Cuiabá que vem se construindo na afirmação do projeto profissional ético-político, com o qual Luciana demonstrou grande compromisso.


Tal medida se configura perseguição à servidora devido à defesa dos serviços previdenciários e histórico de luta em todas as mobilizações dos trabalhadores e trabalhadoras. A gestão do INSS tem se caracterizado como hierarquizada, verticalizada e de desmandos.

Essas práticas estão relacionadas ao conjunto de medidas orquestradas como forma de desmonte e esvaziamento dos serviços previdenciários, por meio de medidas que tentam desconstruir o fazer profissional, ferindo as prerrogativas e atribuições profissionais, bem como o projeto ético-político da profissão.


A diretoria da FENASPS, manifesta total repúdio diante desse grave fato ocorrido, em meio a um contexto político de regressão dos direitos sociais históricos, e considera essa postura é uma afronta e um desrespeito aos trabalhadores e trabalhadoras. São atitudes arbitrárias aos serviços previdenciários direcionada aos trabalhadores (as) que manifestam sua defesa e luta pela Previdência Social pública e pelos direitos da classe trabalhadora.

Deixamos aqui um alerta todos que prevaricarem no exercício da função pública vão responderão por seus crimes.


Diretoria Colegiada da FENASPS

Baixe aqui esta nota em formato pdf.

Últimas notícias

sexta-feira, 27/06/2025 Fenasps acionara a Geap na justiça contra descumprimento de acordo e o reajuste ilegal na tabela dos planos de saúde Em 2016 o conselho deliberativo da GEAP aprovou a resolução nº 099 de 17/11/2015 (cópia anexa) com reajuste abusivo que chegaria aproximadamente 40% sobre ...
quinta-feira, 26/06/2025 Geap: FENASPS questiona autogestão sobre reajustes abusivos praticados em 2025 Em um ofício protocolado nesta quinta-feira, 26 de junho, a FENASPS questionou à Geap Autogestão em Saúde sobre os reajustes abusivos nos planos de ...
terça-feira, 24/06/2025 Via ofício, FENASPS cobra INSS sobre instabilidade nos sistemas e reivindica convocação para os comitês e cumprimento dos acordos de greve A FENASPS protocolou um ofício na Presidência do INSS, nesta terça-feira, 24 de junho, manifestando profunda preocupação com o agravamento das condições de trabalho ...