Fenasps

sábado, 19/06/2021

Após cinco anos de luta INSS acata reivindicações da Fenasps e dos trabalhadores/as pedindo concurso público

  Conforme publicação do Jornal Correio Brasiliense o Presidente do INSS, pela primeira vez, apresentou Nota Técnica para Ministério da Economia para realizar concurso público para contratação de 7.575 mil vagas. Segundo TCU E MPF e a Federação seria necessário contratar pelo menos 23 mil novos servidores.

        Porem esta demanda ainda terá que superar vários desafios um deles é driblar a EC 109(PEC Emergencial 186/20) que proibiu concursos, reajustes salariais por 15 anos, enquanto não houver equilíbrio nas contas públicas. Vamos continuar lutando pela realização de concursos públicos para preencher todos os cargos vagos.

       As entidades não foram consultadas para darem opinião sobre estas vagas que está muito desproporcional com mais de 6004 mil Analistas e 1.571 Técnicos.

        Entendemos como um avanço está decisão de pedir concurso público e vamos lutar para ser realizado.

     O nosso papel agora é mobilizar todos os/as trabalhadores para derrotar a PEC 32, pois na prática está emenda constitucional acaba com os concursos púbicos na forma que está previsto na constituinte de 1988. Será uma luta muito dura o governo usando emendas e verbas públicas gastou mais de três bilhões para comprar os votos do centrão.

DIA 19 DE JUNHO TODOS E TODAS NAS RUAS.

Confira abaixo matéria do Jornal Correio Braziliense.

INSS encaminha à Economia pedido para concurso com 7.575 vagas

Publicado em 

Karolini Bandeira*- O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) encaminhou, ao Ministério da Economia, pedido para autorização de concurso público do  com 7.575 vagas! As oportunidades solicitadas são distribuídas entre os cargos de analistas (6.004 vagas) e técnicos (1.571 vagas).

Em entrevista à CBN, o presidente do instituto, Leonardo Rolim, falou que está otimista quanto à autorização da solicitação de certame enviada ao Ministério da Economia. Para o representante, um novo concurso é essencial para repor cargos vagos. “Vamos precisar sim fazer o concurso para substituir temporários e servidores que estão se aposentando. Estamos bem otimistas que teremos a autorização”, disse Rolim.

Deputado reivindica convocações

Em um encontro realizado em 21 de maio com o Secretário Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco, o deputado federal Pedro Augusto (PSD/RJ) reivindicou a nomeação de candidatos aprovados no último concurso do INSS. Na reunião, o deputado apontou o alto déficit de servidores do INSS — que, segundo o parlamentar, soma mais de 23 mil — e cobrou a convocação de excedentes do concurso de 2015.

“O INSS pede socorro e nós vamos correr atrás da solução! Estive em Brasília para tratar da convocação dos concursados para o INSS. Atualmente são mais de 23 mil vagas desocupadas, o que vem causando transtorno para a população e também para os servidores que estão sobrecarregados”, publicou Pedro Augusto nas redes.

Mais de cinco anos sem concurso

O último concurso do INSS foi realizado em 2015 e ofereceu chances para analista e técnico do seguro social. 950 candidatos foram aprovados e convocados. O Cebraspe foi o organizador. O concurso teve um total de 1.087.804 inscritos. De acordo com o edital, os salários eram de R$ 4.886,87 e R$ 7.496,09, com lotação em todo o Brasil. Saiba mais!

Fonte: Jornal Correio Braziliense.

Últimas notícias

segunda-feira, 25/03/2024 FENASPS cobra do MGI a realização da segunda reunião da Mesa Específica do Seguro Social (INSS) Por meio de ofício protocolado nesta segunda-feira, 25 de março, a FENASPS reivindicou junto ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI) a realização da ...
sexta-feira, 22/03/2024 Com números que comprovam aumento na análise de concessões, FENASPS reitera solicitação para que greve de 2022 seja considerada compensada definitivamente Novamente, a FENASPS solicitou que a greve de 2022 no INSS seja definitivamente compensada. Desta vez, no ofício protocolado diante da Presidência da autarquia ...
sexta-feira, 22/03/2024 Entidades do Fonasefe reivindicam adiantamento da reunião da MNNP para início de abril A FENSPS e demais entidades que representam os(as) Servidores(as) Públicos Federais organizadas no Fonasefe protocolaram nessa quarta-feira, 20 de março, um ofício ao Ministério ...