Contra a PEC 32, entidades do Fonasefe realizam ato em Brasília e participam de audiência com presidente da Câmara
A Fenasps e diversas entidades do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) realizaram um ato na manhã dessa quarta-feira, 9 de junho, no Anexo II da Câmara dos Deputados, em Brasília, em protesto contra a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 32.
Além disso, no ato foi realizada a entrega simbólica de um abaixo-assinado dos trabalhadores – que contou com quase 130 mil assinaturas – contra a reforma administrativa. Veja abaixo mais fotos do ato.
A atividade contou com a participação dos deputados do bloco das minorias, representante de centrais sindicais, estudantes e da Frente Parlamentar em defesa do Serviço Público. No mesmo horário, um grupo de indígenas faziam uma manifestação também na entrada do Anexo II. Veja abaixo:
Reunião com presidente da Câmara
No período da tarde dessa quarta, 9, foi realizada uma audiência com o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (DEM/AL) para entrega simbólica do abaixo-assinado com mais de 130 mil assinaturas. Participaram diversas entidades do Fonasefe, dentre elas a Fenasps.
Os representantes das entidades sindicais cobraram do presidente da Câmara uma explicação para o absurdo de discutir esta matéria em plena pandemia, com quase 500 mil mortos no país.
Lira apenas afirmou que esta contrarreforma “não vai atingir os atuais servidores”, o que foi contestado pelos representantes das Entidades, que lembraram a mesma cantilena na época das reformas Trabalhista (Lei nº 13.467/2017), e da Previdência (Emenda Constitucional nº 103/2019), que acabou atingindo todos os trabalhadores e trabalhadoras.
Após a audiência, foi realizada uma entrevista coletiva e as entidades apresentaram as posições dos trabalhadores. O presidente da Câmara instalou a Comissão Especial da Reforma Administrativa, que será presidida pelo deputado Fernando Monteiro (PP-PE). Já o relator da PEC 32 será o deputado Arthur Maia (DEM-BA). Confira abaixo a composição da Comissão especial.
A partir de agora será contado o prazo de 40 sessões para proferir parecer. As emendas, porém, terão prazo de 10 sessões, contadas a partir desta quinta-feira, 10 de junho. Saiba mais aqui.
A hora de lutar é agora!
Os Servidores(as) Públicos(as) de todo país deverão intensificar a mobilização a partir de agora, pois será travada uma guerra pelos destinos dos serviços públicos no Brasil.
No próximo dia 19 de junho, um sábado, serão realizados atos, manifestações, carreatas e mobilizações por todo o país. Orientamos a participação ativa nesta luta contra o desmantelamento do Brasil!
Procure o seu sindicato e se informe sobre a programação na sua cidade. Mas não se esqueça: use sempre máscara, faça higienização permanente das mãos e, se possível, mantenha o distanciamento social! Somente unidos na luta derrotaremos este projeto de morte!
FORA BOLSONARO E MOURÃO!
FASCISTAS E CORRUPTOS NÃO PASSARÃO!