Fenasps

segunda-feira, 22/03/2021

Covid-19: negros morrem mais e são menos vacinados do que brancos

Os dados do card são de pesquisa do Núcleo de Operações e Inteligência em Saúde (NOIS) da PUC-Rio e podem ser encontrados neste link (imagem: reprodução)

21 de março é dia de lutar contra o racismo (saiba mais aqui). Os dados nos alertam que ele continua enraizado no Brasil. Como exemplo, uma pesquisa do Instituto Polis constatou que os negros sofrem mais com a COVID-19 que os brancos: são 250 óbitos de homens negros pela doença a cada 100 mil habitantes. Entre os homens brancos, são 157 mortes a cada 100 mil.

Entre as mulheres, as que têm a pele preta também morreram mais: foram 140 mortes de negras por 100 mil habitantes, contra 85 por 100 mil entre as brancas. Os dados são da cidade de São Paulo entre 1º de março e 31 de julho de 2020.

O padrão se explica pela discriminação racial refletida na falta de acesso à saúde e na menor possibilidade econômica de fazer quarentena.

Dados da Agência Pública indicam que os negros sofrem discriminação também na fila da vacina contra a COVID-19. Eles são a maioria da população brasileira, mas sua proporção de indivíduos vacinados é de metade em relação aos brancos.

A conclusão que podemos extrair é que negros e negras são os(as) que mais necessitam de serviços públicos e de um plano de vacinação nacional que atenda a todos os brasileiros. Importante lembrar que os negros também serão os mais prejudicados pela Reforma Administrativa, que destrói esses serviços.

Diga não à reforma Administrativa!

Vacina para todos e todas, já!

Últimas notícias

terça-feira, 30/12/2025 FENASPS GARANTE NA JUSTIÇA SUSPENSÃO DO 2º REAJUSTE DA GEAP APLICADO EM JUNHO DE 2025 A FENASPS, em ação coletiva com vários sindicatos como litisconsórcio, obteve importante vitória judicial ao garantir a suspensão do segundo reajuste das mensalidades do ...
sexta-feira, 19/12/2025 APÓS INTENSO ANO DE LUTA, A FENASPS ESTARÁ EM RECESSO DE FINAL DE ANO – CONFIRA Comunicamos aos sindicatos filiados que estaremos em recesso de 22 de Dezembro/25 até 04 de Janeiro/26. Retornaremos com Expediente normal no dia 05 de ...
quarta-feira, 17/12/2025 NA LUTA, OCUPANDO AS RUAS, SERVIDORES PÚBLICOS IMPEDIRAM A APROVAÇÃO DA PEC 38 Na pressão e nas ruas por todo o país, servidores públicos das três esferas de governo impuseram uma derrota aos partidos do Centrão que, ...