1º de outubro é Dia Nacional do Idoso(a)!
O Dia Nacional do Idoso(a), também Dia Internacional da Terceira Idade, é celebrado em 1º de outubro, uma data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para homenagear uma geração em franco crescimento.
Estimativas apontam que, em todo o mundo, a população acima de 60 anos deverá chegar a 2 bilhões em 2060, enquanto o número de pessoas acima de 80 anos vai ultrapassar 400 milhões nesta data.
No Brasil, dados do Ministério da Saúde mostram que os(as) idosos(as) representam hoje 14,3% da população, aproximadamente 30 milhões de pessoas, e até 2030, vai superar o número de crianças.
Origem da homenagem
Criada em 1991 por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), a data reforça os termos da Resolução 46, que objetiva sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, destacando a necessidade de proteção e de cuidados para com essa população.
No Brasil, em 1º de outubro de 2003, foi aprovada a Lei nº 10.741 (Estatuto do Idoso), prevendo em seu art. 2º que, ao idoso sejam garantidas todas as oportunidades e facilidades para a preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.
Em seu art. 3º, o Estatuto do Idoso ressalta que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica como idosos as pessoas com mais de 65 anos de idade em países desenvolvidos e com mais de 60 anos nos países em desenvolvimento.
Respeito e dignidade à terceira idade!
*Com informações da Biblioteca Virtual em Saúde/Ministério da Saúde.