Fenasps

quinta-feira, 20/08/2020

Deputados(as) analisam veto sobre reajuste de servidores nesta quinta, 20

Os deputados federais vão se reunir às 15 horas desta quinta-feira, 20 de agosto, em sessão virtual do Congresso Nacional, para analisar vetos presidenciais rejeitados pelo Senado nessa quarta, 19.

Entre eles, trecho de veto que reintroduz, na Lei Complementar 173/20 – que congela salários de servidores(as) públicos(as) até 2022 – a possibilidade de reajuste salarial para servidores civis e militares de estados e municípios que atuem diretamente no combate à pandemia de Covid-19, incluindo os profissionais de saúde da União, como, por exemplo, os servidores(as) do Ministério da Saúde e assistentes sociais.

Impondo grande derrota ao governo Bolsonaro, os senadores rejeitaram esse veto por 42 votos a 30. Como obteve mais do que o mínimo necessário no Senado (41 votos), o veto poderá ser derrubado pelo Congresso se obtiver apoio de, pelo menos, 257 deputados.

A suspensão de reajustes até 2021 foi exigida pelo Poder Executivo em troca do socorro financeiro de R$ 125 bilhões aos entes federativos em razão da Covid-19.

É hora de pressionar os parlamentares

Embora os deputados da base governista argumentem que a derrubada do veto presidencial trará grande impacto financeiro, está havendo negociação para discussão desta pauta, mesmo que ainda não haja acordo na Câmara.

Os parlamentares de oposição, por outro lado, ressaltam que o governo teve algumas derrotas nas últimas sessões do Congresso.

Portanto, é preciso pressionar os(as) deputados(as) federais para que derrubem o veto presidencial, reintroduzindo a possibilidade de reajuste salarial aos servidores(as) da Saúde. É preciso dar reconhecimento aos trabalhadores(as) que estão na linha de frente ao combate à Covid-19!

Confira aqui a lista de e-mails dos deputados(as) federais e faça sua pressão! Coloque no assunto do e-mail: “Pela derrubada do veto presidencial que impede reajustes a profissionais da Saúde” e no corpo do e-mail argumente que os trabalhadores(as) que bravamente defenderam a população brasileira no combate à Covid-19 precisam de reconhecimento!

Por fim, divulgue esta matéria nas suas redes sociais usando a hashtag #DerrubaVetoparaSaúde.


*Com informações da Agência Câmara de Notícias.

Últimas notícias

quinta-feira, 19/01/2023 Com participação da FENASPS, centrais sindicais se reúnem com ministro da Previdência nesta quinta, 19 Na manhã desta quinta-feira, 19 de janeiro as maiores centrais sindicais do país se reuniram em audiência com o ministro da Previdência Social, Carlos ...
quinta-feira, 19/01/2023 FENASPS se reúne com representantes do MDS para tratar sobre INSS Nessa quarta-feira, 18 de janeiro, representantes da FENASPS estiveram reunidos em audiência realizada no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à ...
quarta-feira, 18/01/2023 A convite da CSP/Conlutas, FENASPS participa da reunião das centrais com o presidente Lula da Silva A FENASPS participou, a convite da CSP/Conlutas, da reunião das centrais sindicais com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, realizada nesta ...