Entidades do Fonasefe reivindicam a prorrogação do período de isolamento social no Serviço Público
As entidades do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) protocolaram, nesta sexta-feira, 15 de maio, um requerimento no Ministério da Economia solicitando a prorrogação do período de isolamento social cumprido pelos(as) trabalhadores(as) do Serviço Público federal. O governo quer a reabertura das unidades de trabalho a partir de 22 de maio, ou seja, já na próxima semana.
Essa solicitação, segundo o Fonasefe, se justifica não somente para evitar o subsequente aumento da contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19), preservando as vidas dos(as) servidores(as) públicos(as) federais, mas principalmente pela falta de estrutura no sistema de Saúde para atender adequadamente quem necessita de leitos.
O país está sendo assolado por um verdadeiro caos sanitário, e 13 das 20 cidades com maior mortalidade estão concentradas nos estados do Amazonas, Ceará, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro, com doentes morrendo em suas casas, e corpos sendo empilhados em hospitais e necrotérios aguardando liberação para serem sepultados.
Isso quando não ocorre como em Amazonas e São Paulo, com sepultamentos em valas coletivas, sem sequer haver uma despedida dos entes queridos. Todos os especialistas em saúde até a presente data apontaram que o isolamento social é a única garantia de evitar o aumento de vítimas desta tragédia mundial.
O Fonasefe argumentou que dados do próprio Governo Federal indicam que, mesmo com a imposição da quarentena, desde a segunda quinzena de maio mais de 500 servidores públicos tiveram confirmação de contágio pela Covid-19. “É possível imaginar a tragédia que isso significaria se não fossem tomadas as medidas protetivas do isolamento social?”, finaliza o ofício protocolado nesta sexta, 15.
Veja abaixo a íntegra dos ofícios:
- Ofício Circular Fonasefe nº 102/2020, ao ministro da Economia – CLIQUE AQUI
- Ofício Circular Fonasefe nº 102/2020, ao secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia – CLIQUE AQUI
- Ofício Circular Fonasefe nº 102/2020, ao Diretor do Departamento de Relações do Trabalho no Serviço Público do Ministério da Economia – CLIQUE AQUI