12 de maio é Dia Internacional da(o) enfermeira(o)! Valorize os(as) profissionais da Saúde!
A Fenasps homenageia, neste 12 de maio, Dia Internacional da(o) enfermeira(o), os milhares de trabalhadores(as) da Enfermagem que estão desempenhando suas atribuições e arriscando suas vidas, mesmo não dispondo das devidas condições de trabalho e de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), para salvar milhões de pessoas mundo afora. Em especial agora, quando estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus (Covid-19).
Em 2019 a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu 2020 como o ano internacional da Enfermagem, pelos excepcionais serviços que esses(as) trabalhadores(as) têm executado em prol da saúde da população mundial. Mal imaginava a OMS que, mais do que nunca, eles(as) seriam valorosos(as), destemidos(as) e imprescindíveis durante a atual crise sanitária que assola a humanidade.
A Enfermagem é fundamental no enfrentamento de uma gama de desafios na área da Saúde, seja na prevenção ou nos cuidados durante e após a doença. São trabalhadores(as) que abnegam de suas vidas para contribuir nos cuidados do ser humano desde antes de seu nascimento até a sua morte.
Ato em Brasília
Na manhã desta terça-feira, 12, servidores(as) federais da Saúde e ativistas fizeram um ato simbólico, em frente à Torre de TV de Brasília, em solidariedade às famílias dos quase 12 mil mortos em decorrência da Covid-19 no Brasil.
“Os que lavam as mãos o fazem numa bacia de sangue”, diz o cartaz levado pelas manifestantes, citando frase célebre de Bertold Brecht (foto: Mídia Ninja)
Os ativistas – que montaram um boneco inflável de 10 metros do Presidente da República, em repúdio ao comportamento genocida de Bolsonaro diante do avanço dos óbitos no Brasil – exigem mais investimento na área da saúde, fila única dos leitos no SUS e valorização dos profissionais de saúde do país.
Saiba mais aqui sobre o ato.
Uma luta de todos(as)
Lute para que os governos entendam a excepcionalidade do trabalho desses(as) profissionais e integrem-nos(as) nas políticas públicas de saúde, reconhecendo essa profissão como essencial. Os(as) profissionais de saúde merecem respeito e valorização! Prestigie quem trabalha com a saúde da população!
Demonstre você também seu reconhecimento! Nesta terça-feira, 12, publique nas suas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) as hashtags #SOSTrabalhadoresDaSaude, #NossasVidasImportam, #LuteComoUmaEnfermeira, e #ForaBolsonaro.
A VIDA ACIMA DO LUCRO!