Fenasps

quinta-feira, 30/04/2020

GOVERNO PUBLICA EDITAL PARA CONTRATAR MILITARES E APOSENTADOS PARA TRABALHAR NO INSS

1

Em janeiro deste ano, a Fenasps já havia se manifestado contrária à contratação de militares para trabalhar no INSS. Concurso público já! (charge: Latuff)

 

Apesar dos alertas feitos pela FENASPS e da Ação Civil Pública (ACP) do Ministério Público Federal (MPF) para realização de Concurso Público para recomposição da força de trabalho no INSS, o governo insiste em contratar militares da reserva e aposentados(as) de qualquer categoria do funcionalismo público para trabalharem na autarquia.

 

Isso porque foi publicado nesta sexta-feira, 30, o edital de chamamento para preenchimento de mais de oito mil vagas, que somente poderão ser preenchidas por militares e aposentados(as). Mesmo sabendo que será um desperdício de dinheiro público e uma ação inútil, o Governo Federal insiste neste erro deliberadamente.

 

Petição virtual e ação popular

Vale lembrar que, em janeiro deste ano, logo após o anúncio da contratação de militares para trabalharem no INSS, a Fenasps criou uma petição virtual que mobilizou trabalhadores(as) de todo o país, angariando quase 90 mil assinaturas contrárias a esta medida.

 

Também em janeiro, a Fenasps impetrou uma ação popular na Justiça Federal do DF para obrigar o governo a realizar concurso público para provimento de cerca de dezenove mil cargos vagos no INSS e impedir a contratação temporária de militares da reserva. A Fenasps e os sindicatos filiados continuarão cobrando posição do Poder Judiciário sobre esta ação inócua e ilegal.

 

Confira a íntegra do edital de chamamento e a lista de vagas e locais onde os militares poderão atuar.

Últimas notícias

sexta-feira, 30/01/2026 ENTIDADES DO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL PROTOCOLAM EM 30/1 A PAUTA DE REIVINDICAÇÃO NO MGI Na manhã desta sexta-feira (30), o Fonasefe e o Fonacate protocolaram a pauta de reivindicações de 2026 junto ao MGI, atendendo ao cronograma do ...
quinta-feira, 29/01/2026 GOVERNO RECUA NO PGD COMPULSÓRIO APÓS PRESSÃO DA CATEGORIA E DA FENASPS A Portaria PRES/INSS nº 1.923, de 28 de janeiro de 2026, que altera o regramento do Programa de Gestão e Desempenho (PGD), confirma um ...
quarta-feira, 28/01/2026 PROGRAMA DE GESTAO DE DESEMPENHO (PGD): A UBERIZAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS Como o interesse dos servidores pelo teletrabalho tem sido usado contra os próprios servidores Não há dúvidas que a flexibilidade de horário e localização ...