Fenasps

segunda-feira, 20/04/2020

EM DEFESA DAS INSTITUIÇÕES E LIBERDADES DEMOCRÁTICAS. INTERVENÇÃO MILITAR NUNCA MAIS!

1

Bolsonaro endossa pedidos de manifestantes que pedem volta da ditadura militar, que deixou milhares de desaparecidos no páis (charge: Latuff)

 

Não bastasse a situação de caos na saúde pública e angústia coletiva causada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o presidente da República, Jair Bolsonaro, apoiou manifestações fascistas e continua atacando as instituições democráticas, como o Congresso Nacional e o STF.

 

Além de participar da manifestação cuja uma das pautas era a reedição do AI-5, Bolsonaro faz chantagem contra os(as) servidores(as) dizendo que ‘vai faltar dinheiro para pagar os servidores públicos’, em virtude, segundo ele, da queda de arrecadação de impostos devido ao isolamento social.

 

A desfaçatez deste governo, que repassou um trilhão e duzentos bilhões de reais aos banqueiros, comprova qual é o papel do Presidente, serviçal do sistema econômico que, com sordidez, ataca implacavelmente os únicos setores que estão trabalhando incansavelmente para salvar milhões de vidas da maior pandemia deste século.

 

Os atos deste insano demonstram a tragédia deste governo ultraliberal populista, que faz chantagem contra o povo e comete crime de responsabilidade ao atentar contra a saúde coletiva e atacar o isolamento social, adotado por cientistas e pela OMS em todo o mundo como a forma mais eficaz de combater o novo coronavírus.

 

Num dos rompantes enlouquecidos, no dia 19 de abril, Bolsonaro aumentou o tom ao discursar para manifestantes fascistas que defendem a volta do regime militar com a volta do AI-5, ato que em 1968 autorizou o exército a intensificar a perseguição a opositores. Data desta época a maior quantidade de desaparecimentos e assassinatos do período da ditadura militar, muitos até hoje não elucidados. Ao endossar estes atos antidemocráticos, o presidente demonstra seu desprezo pela classe trabalhadora.

 

Enquanto o presidente faz coro com a turba alucinada pela volta da ditadura, milhões de trabalhadores(as) passam fome e estão na fila de processos do INSS ou morrendo nos hospitais por falta de atendimento. Portanto, é obrigação do presidente respeitar a Constituição e não ameaçar as instituições republicanas e fundamentalmente assegurar condições dignas e garantir a vida da população. Porém, mais uma vez, Bolsonaro deixou claro que seu papel é ser o mais baixo, vil e asqueroso representante da autocracia burguesa brasileira.

 

A FENASPS, defende a democracia e repudia com veemência as ações do presidente com vocações autoritárias, e estará junto com todas as entidades e organizações que defendem as instituições democráticas. Convocamos todos os(as) trabalhadores(as) para manterem-se unidos para derrotar este governo e a maior pandemia em mais de 100 anos. Ditadura nunca mais!!!

 

Em vez de cortes nos salários dos(as) trabalhadores(as) do funcionalismo público, defendemos a taxação de grandes fortunas, a auditoria e suspensão do pagamento dos juros da Dívida Pública para garantir o emprego e fazer distribuição de renda. Além do fortalecimento do serviço público e de seus trabalhadores(as)!

 

O isolamento social é a maneira mais eficaz de combater a Covid-19!

 

Últimas notícias

segunda-feira, 15/04/2024 Confira a programação da base do Seguro, Seguridade Social e Anvisa na Jornada de Lutas de 16 a 18 de abril Conforme orientação da FENASPS, sindicatos que representam a base de servidores(as) das carreiras do Seguro Social (INSS), Seguridade Social (ou carreira da Previdência, Saúde ...
quarta-feira, 10/04/2024 Denúncias de irregularidades nas eleições da Geap Os militantes e os apoiadores da Chapa 2, composta por vários segmentos do serviço público federal, que sempre primaram pela luta para o bem-estar ...
quarta-feira, 10/04/2024 Em reunião com as entidades, Governo condiciona continuidade das Mesas Específicas à aceitação da proposta de reajuste apenas nos benefícios Na reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) realizada nesta quarta-feira, 10 de abril, o Governo Federal apresentou formalmente uma proposta de acordo, ...