Fenasps

sexta-feira, 18/10/2019

Servidores revoltados com mais uma cobrança abusiva da GEAP. Fenasps fará reunião na entidade

1

 

Muitos filiados e filiadas da FENASPS e dos seus sindicatos filiados em nível nacional têm denunciado que estão recebendo boletos de cobrança enviados pela GEAP com valores astronômicos, impagáveis. Quando ligam para questionar, a GEAP informa que estes boletos se referem à diferença no valor das mensalidades de quem possuía liminar impedindo algum reajuste.

 

Sobre isso, informamos que essa prática é inaceitável, uma vez que os valores cobrados não podem ser arcados pelos usuários do plano, pois ultrapassa muitas vezes o valor dos vencimentos recebidos pelos(as) servidores(as). Ainda, essa cobrança é injusta, já que os questionamentos efetuados na justiça visam coibir os reajustes abusivos praticados pela GEAP.

Vale lembrar que a FENASPS e a GEAP assinaram, em fevereiro de 2019, um Termo de Acordo que estabeleceu uma nova tabela, com redução de 13,55% nos valores das mensalidades, apenas para os associados aos sindicatos filiados à Fenasps – e às outras entidades sindicais – e abrangidos pelas liminares impetradas em 2016.

 

Este acordo estabeleceu índice de reajuste de 9,76% para o ano de 2019. Aos beneficiários não filiados aos sindicatos, haverá uma outra tabela, com reajuste de 9,76% nas contribuições. Esse acordo foi fruto de diversas reuniões de negociação entre as entidades sindicais e a GEAP. Saiba mais no artigo divulgado à época da assinatura do acordo.

 

Foi constatado que os(as) filiados(as) à FENASPS e, por extensão, aos seus sindicatos filiados, não tiveram essa cobrança por que pagaram o aumento desde fevereiro/19. Já os filiados a outra entidade nacional, não se sabe por qual motivo, só passaram a pagar o aumento a partir de junho/19.

 

É sabido que, apenas nos últimos anos, já saíram do plano mais de 100 mil vidas, o que é trágico, pois a maioria absoluta destas pessoas contribuíram com a GEAP por 30 e até 40 anos, e quando mais necessitam de amparo na saúde, são descartados como se fossem um fardo para a empresa. São vidas humanas que, ao longo de mais de 75 anos, sustentaram e fizeram da GEAP um plano de assistência à saúde sólido, mas que, pelos sucessivos desmandos políticos, foram apresentandos inexplicáveis prejuízos financeiros.

 

A Direção da FENASPS realizará uma reunião com a direção da GEAP no próximo dia 25 de outubro para manifestar sua indignação contra as cobranças abusivas e cobrar soluções, pois não é possível que ocorra a cobrança de uma única vez. É importante que a direção da GEAP parcele a dívida em diversas prestações para não sobrecarregar os salários de quem não recebeu e não receberá reajuste pelos próximos 20 anos.

 

Orientamos aos nossos filiados e filiadas que foram atingidos pela cobrança abusiva que efetuem denúncias contra a GEAP nos canais competentes: Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), no Fone 0800 7019656 – e pelo site www.ans.gov.br – bem como junto ao Ministério Público de seu estado.

 

Aqueles que se sentirem prejudicados, e não conseguiram entrar em acordo de parcelamento com a GEAP, podem procurar seus sindicatos filiados para verificação junto às assessorias jurídicas da possibilidade de uma ação judicial solicitando o parcelamento justo desta dívida.

 

Últimas notícias

sábado, 13/06/2026 Relatório da Reunião da FENASPS com a Diretoria Financeira e de Mercado da GEAP – 12 de junho de 2026 Presentes pela FENASPS: Cleuza Maria Faustino do Nascimento, Valmir Braz de Souza e Estela Alves de Lima. Presentes pela GEAP – Fundação de Seguridade ...
sexta-feira, 12/06/2026 PEC 14/2021 avança no Senado: aposentadoria especial para ACS e ACE é direito, não “pauta bomba” A FENASPS saúda a aprovação, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, da PEC 14/2021 (veja aqui https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/170850) que garante aposentadoria especial para ...
quinta-feira, 11/06/2026 Portaria do MGI autoriza alteração de expediente nos jogos do Brasil, mas exige compensação das horas O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou a Portaria MGI nº 4.779/2026 (veja aqui: https://www.gov.br/gestao/pt-br/assuntos/noticias/2026/junho/portaria-do-mgi-organiza-expediente-de-orgaos-federais-para-os-dias-de-jogos-do-brasil-na-copa-de-2026), que estabelece orientações aos ...