Fenasps

sexta-feira, 23/08/2019

Fenasps debate reivindicações dos trabalhadores do ex-MTb em reunião do GPCOT

1

 

A Fenasps e demais entidades da bancada dos trabalhadores do Grupo Permanente de Discussão de Condições de Trabalho do ex-Ministério do Trabalho (GPCOT/MTb) participaram de uma reunião no Ministério da Economia (ME), no último dua 13 de agosto. A federação foi representada por Vivian Hampe (RS), Carmem Lúcia Marques (CE), Ronell da Cunha (RS) e Pedro Paulino (SP). Relembre como foi a reunião anterior, no dia 9 de maio

 

A reunião foi com a presença do representante da Secretaria do Trabalho do ME, Antônio Fontoura, que informou as entidades os seguintes pontos:

 

  • Recentemente 200 funções gratificadas foram extintas, conforme visto em portarias que eliminaram algumas chefias das SRTbs.
  • Que a Secretaria do Trabalho terá a configuração de três Subsecretarias, conforme descrito abaixo
    • Subsecretaria de Políticas Públicas: CTPS, SD, Registro Profissional etc.;
    • Subsecretaria das Relações do Trabalho que será criada em breve, e que as funções do Setor de Relações de Trabalho das SRTbs deverão retornar para FG-1;
    • Subsecretaria de Inspeção do Trabalho, e que não haverá ainda a extinção do Setor da Inspeção do Trabalho da Gerências;
  • Exceto o pessoal da área meio das SRTbs, os demais servidores continuarão nas outras atividades nas Unidades e não têm nenhuma diretriz para mudanças.
  • Não existe perspectiva de concurso público, frisou acerca das aposentadorias iminentes da Secretaria do Trabalho; por isso será potencializada a atividade fim nas SRTbs e cerca de 100 Gerências.
  • Haverá ajustes na Fila Nacional do Seguro-Desemprego.
  • Ainda não está definido o Projeto Unifica. E que frota, diárias e passagens ficarão na Secretaria do Trabalho.
  • Haverá mudanças nas Unidades até setembro.
  • Os Superintendentes do Trabalho e da Receita estão fazendo ajustes quanto à unificação, mas que outras áreas do Ministério da Economia não teriam capacidade para absorver muitas atividades do Trabalho, portanto, algumas atividades residuais permanecerão no órgão.
  • Houve o corte orçamentário de 157 para 107 milhões de reais no âmbito da Secretaria do Trabalho e cada SRTb está efetuando os cortes conforme suas prioridades.
  • A Secretaria do Trabalhado envidará esforços perante as áreas competentes para a criação de um fluxo de trabalho para aposentadorias acumuladas em todo o país, pois a partir de 31/07, os pedidos entraram numa fila única.

 

2

 3

 

 

 

 

 

 

 

O secretário Antônio Fontoura tratou ainda do Governo Digital: necessidade de capacitação, mediação, cronograma do SEI, diagnóstico das SRTb, etc.

 

Houve a informação de que a atual Secretaria do Trabalho absorveu 80% das políticas públicas anteriores do ex-MTb e todo o corpo funcional será absorvido pelas atribuições da Secretaria, excetuado a área meio das SRTbs. Será criada uma comissão para aferição de critérios técnicos quanto à fusão física com o INSS ou Receita Federal, devido a corte de gastos, porque o corte envolve todos os órgãos.

 

Em segundo lugar, a bancada de Servidores do GPCOT reportou à Secretaria do Trabalho o fato de que muitos servidores estão adoecendo em face das mudanças enormes, desencadeadas pelo Ministério da Economia, e pediu providências, para que se estabelecesse uma pauta pela qualidade de vida dos servidores e combate ao adoecimento dos servidores.

 

Em decorrência dos itens anteriores pertinentes à Pessoas, foi sugerida a reunião com a Diretora de Gestão de Pessoas para tratar dos assuntos pertinentes aos servidores citados acima, que seja da competência daquela diretoria.

 

Foram protocolizados os requerimentos para nova formatação do GPCOT, perante a Secretaria do Trabalho, nos moldes do regimento interno atual, e ao Secretário-Executivo do Ministério da Economia, para fins da criação do GPCOT ampliado que contemple outros órgãos que foram fundidos; pois houve o entendimento que tal grupo se adequará à nova formatação deste órgão.

 

Diante do exposto, será necessário que cada estado efetue um diagnóstico da situação atual das SRTb, GRTb e Agências, para que possamos reportar à Diretoria de Gestão de Pessoas na reunião que tentaremos prospectar, e de maneira que passamos expor todas as dificuldades que as Unidades vivenciam com as mudanças em curso no âmbito do órgão.

 

4

5

 

 

 

 

 

 

 

 

Enfim, o diagnóstico deverá ser enviado aos Sindicatos de Base e esses às Entidades Nacionais (fenasps@fenasps.org.br e condsef@condsef.org.br) aos cuidados do GPCOT, para o nosso embasamento perante à Diretoria de Gestão de Pessoas ou outros Setores, cuja previsão para a realização da reunião será na segunda quinzena de setembro.

 

Baixe aqui o relatório desta reunião.

Últimas notícias

sexta-feira, 28/03/2025 Autocrática, antidemocrática e perversa são características da gestão Serviço Social e Reabilitação Profissional no INSS Mais uma vez, de forma autocrática, antidemocrática e perversa com os(as) trabalhadores(as) e com a população que busca o direito ao Serviço Social e ...
sexta-feira, 28/03/2025 FENASPS se solidariza com militantes agredidos em manifestação contra privatização de trens urbanos em SP Manifestantes ligados ao Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade de São Paulo (USP) foram agredidos por policiais militares nessa quinta-feira, 27 de março, ...
quarta-feira, 26/03/2025 FENASPS e entidades do Fonasefe se reúnem no MGI por celeridade no pagamento do reajuste previsto nos acordos de 2024 A FENASPS e demais entidades representativas dos Servidores Públicos Federais (SPFs) se reuniram com o secretário de Relações de Trabalho do Ministério da Gestão ...