Fenasps

terça-feira, 30/07/2019

Moção de repúdio a declarações agressivas de Bolsonaro contra indígenas e presidente da OAB

 

A Federação dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (FENASPS) repudia veementemente as declarações absurdas e antidemocráticas feitas por Jair Bolsonaro nesta segunda-feira, 29 de julho. Primeiro, ferindo a honra do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Dr Felipe Santa Cruz, que teve seu pai desaparecido durante a ditadura militar, Bolsonaro afirmou que “se ele [Santa Cruz] quiser saber onde está o pai dele, eu conto pra ele“.

Felipe Santa Cruz, em carta pública, afirmou que Bolsonaro, com esta declaração, mais uma vez mostra sua face cruel e sua falta de empatia, destacando que o presidente não sabe separar “o que é público do privado”.

Como se isso não fosse o bastante, Bolsonaro, também nesta segunda, 29, afirmou que “não há indícios fortes” de que o cacique indígena Emyra Waiãpi tenha sido assassinado em conflitos registrados na última semana em uma reserva no Amapá. Tal ilação vai de encontro a documentos de servidores da Funai, nos quais afirmam que cerca de 15 garimpeiros invasores passaram uma noite na aldeia Yvytotõ de forma “impositiva” e “de posse de armas de fogo de grosso calibre“.

Além de mentirosas e agressivas, essas declarações estapafúrdias ajudam a evidenciar o caráter autoritário e o total despreparo para ocupar o cargo mais alto da república brasileira.

Elas revelam ainda uma abjeta, extremamente grave e preocupante, maneira de governar, com profundo desrespeito à Constituição Federal, aos brasileiros e brasileiras e às instituições democráticas.

Infelizmente, o Brasil atravessa mais um período nebuloso em sua história, na qual a verborragia fascista torna-se lugar-comum entre os integrantes deste governo.

A Fenasps repudia veementemente a omissão das demais autoridades do Legislativo e do Judiciário que, ao assumirem o silêncio sepulcral em relação a esses crescentes abusos, tornam-se cúmplices deste (des)governo.

Diretoria Colegiada da FENASPS

Baixe aqui esta moção de repúdio para seu dispositivo.

Últimas notícias

sexta-feira, 08/11/2024 Via ofício, FENASPS solicita audiência com INSS para debater retorno ao trabalho e reposição das demandas represadas da greve Em ofício protocolado nesta sexta-feira, 8 de novembro, a FENASPS solicitou uma audiência ao presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, com objetivo de dirimir os ...
sexta-feira, 08/11/2024 Reforma da Previdência, fim do RJU, lutas e resistência: veja o que a FENASPS debateu no 2º dia da Jornada para Assuntos de Aposentadoria Nesta sexta-feira, 8 de novembro, a FENASPS participou do 2º dia da Jornada para Assuntos de Aposentadoria, evento que teve iniciativa do Andes-SN, com ...
quinta-feira, 07/11/2024 Após reivindicação da FENASPS, INSS reverte corte de ponto de servidores grevistas Após a reunião com o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) realizada nessa quarta-feira, 6 de novembro, o INSS atendeu à reivindicação da FENASPS ...