Fenasps

quarta-feira, 19/06/2019

Em apresentação de novo modelo digital de atendimento, Fenasps cobra valorização de servidores do INSS

1

2 

 

 

 

 

 

 

 

A convite da gestão do INSS, representantes da FENASPS estiveram presentes em reunião, nessa terça-feira, 18 de junho, na apresentação do novo modelo de Transformação Digital de atendimento desta Autarquia.

 

Os representantes da gestão iniciaram a apresentação ressaltando que todo o trabalho desenvolvido até o momento se baseia na expansão e ampliação de serviços previdenciários oferecidos aos/às cidadãos/ãs nos meios digitais, ressaltando que tal política visa oferecer aos/às usuários/as mais comodidade e agilidade, além da redução de custos aos cofres públicos. O Diretor de Atendimento do INSS, Clóvis Castro, exemplificou que no Distrito Federal, 90% dos segurados que vão a agências acessam a internet ou algum serviço digital e, destes, 27% fazem parte dos segurados que recebem até um salário mínimo.

 

Castro informou também que até o próximo dia 8 de julho, 90 dos 96 serviços do INSS migrarão para o meio digital, englobando, portanto, 100% de todos os serviços possíveis de serem ofertados digitalmente seja no portal do Meu INSS, ou no aplicativo “mobile“, para celulares.

 

Remanescerão com atendimento presencial:

  • Prova de vida (com planos para aferição biométrica e comprovação digital em andamento);
  • Cumprimento de exigências (também com estudo para futuro cumprimento digital);
  • Perícia médica;
  • Devolução de documentos;
  • Vista/carga de processos;
  • Avaliação social.

 

Dentro desta perspectiva de reestruturação, afirmou que o INSS está com um grupo de trabalho revisando os processos e scripts de todos os canais de atendimento, incluindo o Call Center 135, que deverá em breve ter serviços inclusive automatizados com geração de requerimento e serviço já na própria ligação, dispensando o agendamento e futura visita a agências.

 

Ressaltou também que INSS possui 1403 agências no país, mas que o objetivo é alcançar, pela expansão dos Acordos de Cooperação Técnica (ACT’S), próximo aos demais 4170 municípios brasileiros.

 

Indagado pela Fenasps, afirmou que os acordos vão manter os serviços e atribuições dos servidores do INSS, delegando aos municípios apenas o atendimento e procedimento iniciais.

 

Ainda segundo Castro, tal expansão contará com servidores do INSS nas prefeituras, contando com os acordos já em curso, funcionando em 190 cidades no país.

 

3

4

 

 

 

 

 

 

 

 

Diante disso, a FENASPS solicitou relatório dos municípios onde os acordos de cooperação técnica já estão em funcionamento para também avaliar a efetividade do projeto. O diretor de Atendimento informou que o modelo de acordo de cooperação técnica que a administração almeja já está em operação em Cuiabá, capital mato-grossense.

 

Ainda foi requerido à Diretoria de Atendimento que sejam encaminhados à Fenasps os documentos e os levantamentos de informações, dos quais será realizada uma análise técnica e jurídica do material para orientar a categoria sobre as alterações na natureza do seu trabalho.

 

Foi solicitado também que se estabeleça um processo de diálogo com a administração, para assegurar as atribuições e direitos e também atendimento das reivindicações dos trabalhadores da carreira do Seguro Social nesse processo de reestruturação. Deixamos bem compreendido que nenhum sistema poderá atender à demanda da população sem haver servidores/as para executar os serviços.

 

Na oportunidade, foi demonstrado graficamente a diminuição de atendimento nas agências desde que se efetivaram as novas políticas digitais, bem como o aumento nos benefícios analisados e concedidos. Afirmaram também que os 28 serviços já colocados à disposição nos meios digitais representaram uma economia de R$ 276 milhões ao Governo e que, somados aos 19 novos serviços que serão disponibilizados, essa economia atingirá cerca de R$ 600 milhões. A FENASPS, em contrapartida, solicitou as planilhas que aferiram ou embasaram tais cifras para análise e questionamentos.

 

A gestão apontou também que estão fazendo a revisão da folha de 806 mil beneficiários em 2019, cerca de 600% a mais que no ano de 2018, fruto de análises em inconsistências e possíveis irregularidades.

 

Ao final da apresentação, a FENASPS argumentou que nunca foi contra a inovação tecnológica e que sempre apresentou propostas que viessem ao encontro da maior qualidade no atendimento e na satisfação dos/as segurados/as da Previdência Social e que a tecnologia deve ser sempre uma aliada nesse sentido.

 

No entanto, observou que a transformação nos processos e canais de atendimento e concessão de benefícios deve vir acompanhada de valorização das pessoas responsáveis pela entrega final do serviço e que, nas mais variadas funções e setores do INSS, colaboram na implementação e execução das políticas previdenciárias.

 

É preciso valorizar os/as servidores/as e a carreira do Seguro Social, que têm sofrido os mais variados impactos e mudanças nas suas atribuições e têm tido que se adaptar com grande velocidade a exigências cada vez mais rápidas num cenário de aumento de pressão funcional, escassez de pessoal e menor qualidade de vida no trabalho. Os representantes dos/as trabalhadores/as foram enfáticos/as em afirmar que toda política deve ter como foco a população e não a simples lógica de mercado.

 

Assim que a Diretoria de Atendimento encaminhar os documentos e levantamentos solicitados, a FENASPS irá avaliar o material para informar à categoria, e procurará dar continuidade ao diálogo com a administração, buscando defender o espaço e as atribuições da careira do Seguro Social nesse processo de reestruturação.

 

A realidade não irá mudar para os/as servidores/as e segurados/as a não ser pela luta e engajamento de toda a categoria!

 

Baixe aqui o relatório desta reunião.

Últimas notícias

segunda-feira, 25/03/2024 FENASPS cobra do MGI a realização da segunda reunião da Mesa Específica do Seguro Social (INSS) Por meio de ofício protocolado nesta segunda-feira, 25 de março, a FENASPS reivindicou junto ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI) a realização da ...
sexta-feira, 22/03/2024 Com números que comprovam aumento na análise de concessões, FENASPS reitera solicitação para que greve de 2022 seja considerada compensada definitivamente Novamente, a FENASPS solicitou que a greve de 2022 no INSS seja definitivamente compensada. Desta vez, no ofício protocolado diante da Presidência da autarquia ...
sexta-feira, 22/03/2024 Entidades do Fonasefe reivindicam adiantamento da reunião da MNNP para início de abril A FENSPS e demais entidades que representam os(as) Servidores(as) Públicos Federais organizadas no Fonasefe protocolaram nessa quarta-feira, 20 de março, um ofício ao Ministério ...