Fenasps

sexta-feira, 09/11/2018

Novo golpe atinge servidores aposentados e pensionistas

Servidores públicos aposentados e pensionistas devem ficar atentos a um novo golpe na praça. Agora, estelionatários enviam cartas informando sobre o direito de resgate de contribuições previdenciárias que teriam sido descontadas em folha de pagamento de forma indevida. Os valores podem chegar a quase R$ 40 mil.

 

A denúncia foi feita pelo Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Santos (Iprev). Há a suspeita de que o golpe esteja acontecendo também em mais cidades paulistas e em outros estados. Segundo o presidente do Iprev, Rui Sérgio Gomes de Rosis Júnior, explica que a fraude foi descoberta depois que as correspondências começaram a chegar no instituto, já que o endereço utilizado pelos bandidos era do Iprev.

 

1

Carta é enviada informando sobre direito de resgate de contribuições (foto: reprodução)

 

“Provavelmente os remetentes não foram encontrados e as cartas voltaram para o endereço que constava nos envelopes. Eles não citam o nome do Iprev, mas utilizaram o nosso endereço”. Rui conta ainda que o filho de um aposentado procurou a instituição para saber mais detalhes sobre o ressarcimento após receber o comunicado com o endereço do Iprev. “Estamos juntando todo o material e enviaremos para o Ministério Público”.

 

Os golpistas encaminham as cartas com nome, endereço e dados do benefício para os servidores. O material é enviado em nome da Secretaria Nacional Previdenciária dos Servidores Públicos, que seria um órgão do Governo Federal. Mas ele não existe.

 

O endereço é do Iprev de Santos. Já a explicação para a devolução do dinheiro, de acordo com o material, seria uma determinação da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN).

 

E, para receber o montante, seria preciso pagar uma taxa referente a cadastro bancário de R$ 893,00, provavelmente em depósito em uma conta indicada por eles. “As leis complementares 108 e 109 de 2001 que regulam o regime de previdência privada não estabelecem o pagamento de nenhum cadastro para o levantamento da reserva de poupança, de forma que tudo indica que o documento é uma fraude”, diz o advogado Cleiton Leal Dias Júnior.

 

O material é assinado por um advogado de Presidente Prudente, no Interior do Estado de São Paulo. Mas, segundo o departamento jurídico do Iprev, o profissional avisou que desconhece qualquer correspondência do tipo e que registrou boletim de ocorrência por uso indevido do nome e do número de inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) dele. Procurada, a PGFN disse estar ciente do golpe e divulgou um alerta em seu site.

 

A Reportagem tentou ontem contato no número indicado na carta, mas ninguém atendeu as ligações. Cuidados O presidente da Comissão de direito Previdenciário da OAB-Santos, Danilo Oliveira, diz para aposentados e pensionistas ficarem em alerta. “Essas pessoas estão cometendo crime e a recomendação é para que procure um advogado de confiança e que não faça nenhum tipo de depósito”.

 

Em caso de dúvida, também é possível ligar para a OAB pelo 3226-5900, ou procure o sindicato filiado que lhe representa no seu estado.

 

Fique atento!

 

*Fonte: jornal A Tribuna.

Últimas notícias

quinta-feira, 05/02/2026 ACORDÃO NO CONGRESSO APROVA TREM DA ALEGRIA QUE EXCLUI APOSENTADOS No final do ano de 2025 uma parte importante das entidades do FONASEFE estiverem na luta para aprovar emendas ao PL 6170, que criava ...
sexta-feira, 30/01/2026 ENTIDADES DO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL PROTOCOLAM EM 30/1 A PAUTA DE REIVINDICAÇÃO NO MGI Na manhã desta sexta-feira (30), o Fonasefe e o Fonacate protocolaram a pauta de reivindicações de 2026 junto ao MGI, atendendo ao cronograma do ...
quinta-feira, 29/01/2026 GOVERNO RECUA NO PGD COMPULSÓRIO APÓS PRESSÃO DA CATEGORIA E DA FENASPS A Portaria PRES/INSS nº 1.923, de 28 de janeiro de 2026, que altera o regramento do Programa de Gestão e Desempenho (PGD), confirma um ...