Fenasps

sexta-feira, 27/07/2018

Abrasco promove debate com presidenciáveis durante 12º Congresso

1

 

No intuito de aglutinar forças políticas e sociais comprometidas com a consolidação da democracia e com os avanços na política de saúde, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) vai promoveu um debate com os pré-candidatos à Presidência da República 2018. A atividade foi realizada na tarde desta sexta-feira, 27 de julho, durante o 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão).

 

A Abrasco fez este chamamento geral aos candidatos quanto à defesa e o fortalecimento do SUS, com avanços na política de saúde para os próximos quatro anos, como um projeto de nação. O compromisso se dá principalmente com a garantia de um financiamento justo, adequado e duradouro para a saúde pública, além do combate à ameaça de privatização do SUS.

 

Neste sentido, os presidenciáveis foram questionados quanto às propostas do seu plano de governo sobre o financiamento para o SUS, além da posição em relação às medidas socais e econômicas, em especial, à Emenda Constitucional 95/2016 do “teto de gastos”, que congela os investimentos em saúde e outras políticas sociais por 20 anos.

 

Da mesma forma, foi cobrado dos pré-candidatos para que assumam compromissos com a defesa do SUS e serem contrários aos ataques promovidos por iniciativas como: o rompimento com a universalidade e integralidade, por meio dos “planos de saúde populares”, a desestruturação da atenção básica, a fragilização do acesso à saúde, o retrocesso na política de saúde mental e o enfraquecimento da regulação sanitária e da educação na graduação em saúde por meio do Ensino à Distância (EaD).

 

O debate com os presidenciáveis foi realizado na Tenda do CNS e fez parte da programação geral do Abrascão, que ocorre de 26 a 29 de julho. Com o tema Fortalecer o SUS, os Direitos e a Democracia, o maior congresso brasileiro de saúde coletiva do país deverá reunir trabalhadores, gestores, acadêmicos, representantes de movimentos sociais, estudantes, conselheiros nacionais, estaduais e municipais de saúde para fomentar o debate e a construção de um projeto comum em defesa da sociedade. Participaram do evento os previdenciáveis Guilherme Boulos (PSOL) e Manuela D’Ávila (PCdoB). Saiba mais no site da Abrasco.

 

2

3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*Fonte: Abrasco.

Últimas notícias

terça-feira, 30/12/2025 FENASPS GARANTE NA JUSTIÇA SUSPENSÃO DO 2º REAJUSTE DA GEAP APLICADO EM JUNHO DE 2025 A FENASPS, em ação coletiva com vários sindicatos como litisconsórcio, obteve importante vitória judicial ao garantir a suspensão do segundo reajuste das mensalidades do ...
sexta-feira, 19/12/2025 APÓS INTENSO ANO DE LUTA, A FENASPS ESTARÁ EM RECESSO DE FINAL DE ANO – CONFIRA Comunicamos aos sindicatos filiados que estaremos em recesso de 22 de Dezembro/25 até 04 de Janeiro/26. Retornaremos com Expediente normal no dia 05 de ...
quarta-feira, 17/12/2025 NA LUTA, OCUPANDO AS RUAS, SERVIDORES PÚBLICOS IMPEDIRAM A APROVAÇÃO DA PEC 38 Na pressão e nas ruas por todo o país, servidores públicos das três esferas de governo impuseram uma derrota aos partidos do Centrão que, ...