Fenasps

sexta-feira, 27/07/2018

Abrasco promove debate com presidenciáveis durante 12º Congresso

1

 

No intuito de aglutinar forças políticas e sociais comprometidas com a consolidação da democracia e com os avanços na política de saúde, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) vai promoveu um debate com os pré-candidatos à Presidência da República 2018. A atividade foi realizada na tarde desta sexta-feira, 27 de julho, durante o 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão).

 

A Abrasco fez este chamamento geral aos candidatos quanto à defesa e o fortalecimento do SUS, com avanços na política de saúde para os próximos quatro anos, como um projeto de nação. O compromisso se dá principalmente com a garantia de um financiamento justo, adequado e duradouro para a saúde pública, além do combate à ameaça de privatização do SUS.

 

Neste sentido, os presidenciáveis foram questionados quanto às propostas do seu plano de governo sobre o financiamento para o SUS, além da posição em relação às medidas socais e econômicas, em especial, à Emenda Constitucional 95/2016 do “teto de gastos”, que congela os investimentos em saúde e outras políticas sociais por 20 anos.

 

Da mesma forma, foi cobrado dos pré-candidatos para que assumam compromissos com a defesa do SUS e serem contrários aos ataques promovidos por iniciativas como: o rompimento com a universalidade e integralidade, por meio dos “planos de saúde populares”, a desestruturação da atenção básica, a fragilização do acesso à saúde, o retrocesso na política de saúde mental e o enfraquecimento da regulação sanitária e da educação na graduação em saúde por meio do Ensino à Distância (EaD).

 

O debate com os presidenciáveis foi realizado na Tenda do CNS e fez parte da programação geral do Abrascão, que ocorre de 26 a 29 de julho. Com o tema Fortalecer o SUS, os Direitos e a Democracia, o maior congresso brasileiro de saúde coletiva do país deverá reunir trabalhadores, gestores, acadêmicos, representantes de movimentos sociais, estudantes, conselheiros nacionais, estaduais e municipais de saúde para fomentar o debate e a construção de um projeto comum em defesa da sociedade. Participaram do evento os previdenciáveis Guilherme Boulos (PSOL) e Manuela D’Ávila (PCdoB). Saiba mais no site da Abrasco.

 

2

3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*Fonte: Abrasco.

Últimas notícias

quinta-feira, 05/02/2026 ACORDÃO NO CONGRESSO APROVA TREM DA ALEGRIA QUE EXCLUI APOSENTADOS No final do ano de 2025 uma parte importante das entidades do FONASEFE estiverem na luta para aprovar emendas ao PL 6170, que criava ...
sexta-feira, 30/01/2026 ENTIDADES DO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL PROTOCOLAM EM 30/1 A PAUTA DE REIVINDICAÇÃO NO MGI Na manhã desta sexta-feira (30), o Fonasefe e o Fonacate protocolaram a pauta de reivindicações de 2026 junto ao MGI, atendendo ao cronograma do ...
quinta-feira, 29/01/2026 GOVERNO RECUA NO PGD COMPULSÓRIO APÓS PRESSÃO DA CATEGORIA E DA FENASPS A Portaria PRES/INSS nº 1.923, de 28 de janeiro de 2026, que altera o regramento do Programa de Gestão e Desempenho (PGD), confirma um ...