Fenasps

quarta-feira, 25/04/2018

Fenasps busca apoio na Câmara Federal para intermediação junto ao MDS

1

 

A força e organização dos trabalhadores que ocuparam a sede do INSS em Brasília não somente forçou o presidente do órgão, Francisco Lopes, a receber os representantes da Fenasps em uma audiência no final da tarde dessa terça-feira, 24, como também chamou a atenção da Câmara Federal, na pessoa do deputado Vicentinho, integrante da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público e da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP).

 

O parlamentar compareceu à reunião na presidência do INSS nesta terça, 24, e aproveitou o ensejo para convidar a Fenasps e a outra entidade sindical presente na audiência desta terça, a CNTSS, para uma reunião em seu gabinete no dia seguinte, 25 de abril, para se atualizar da pauta de reivindicações dos servidores da base da Fenasps.

 

Nesta ocasião, os representantes das entidades sindicais colocaram o deputado a par da situação calamitosa de falta de servidores, situação conhecida tanto no INSS, quanto nos ministérios da Saúde e do Trabalho.

 

No INSS, por exemplo, foi citado que em 2002, havia no quadro da carreira do Seguro Social, 45 mil servidores, número que caiu drasticamente nos últimos 15 anos, chegando aos 33 mil trabalhadores atualmente. Essa conjuntura tende a piorar com a aposentadoria de cerca de 16 mil servidores até 2020.

 

A falta de servidores acarreta um aumento brutal na morosidade do atendimento ao recurso dos benefícios. Em menos um ano, com a implantação das novas tecnologias, o prazo de conclusão de recurso subiu de 90 para 1000 dias, considerando a tramitação até a última instância administrativa.

 

2

3

 

 

 

 

 

 

 

O parlamentar afirmou que não tinha conhecimento desta situação e, por isso, se comprometeu a encaminhar ofício solicitando audiência com o novo ministro do MDS, Beltrame, para tratar do atendimento no INSS e demais demandas dos servidores.

 

Como encaminhamento desta reunião, foi sugerido a realização de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, na qual serão convidados os representantes do MDS, INSS, dos médicos peritos, da Defensoria Pública da União (DPU), que inclusive entrou com uma ação contra o INSS em relação ao INSS Digital, além da Fenasps e da CNTSS.

 

Vamos ficar atentos e preparar os trabalhadores para irmos à luta pelo atendimento das reivindicações. Sem luta não há conquistas!

 

BAIXE AQUI o relatório desta reunião.

Últimas notícias

quinta-feira, 14/11/2024 ATIVIDADES DO PLANTÃO – COMANDO DA FENASPS – SEMANA DE 11 A 14 NOVEMBRO 1) – AUDIÊNCIA NA COMISSÃO DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO QUE FEZ BALANÇO SOBRE AS NEGOCIAÇÕES SALARIAIS ENTRE GOVERNO FEDERAL COM PRESENÇA DA FENASPS ...
quarta-feira, 13/11/2024 INSS publica portaria suspendendo efeitos financeiros da avaliação da GDASS Em 13 de novembro de 2024, o Ministério da Previdência Social publicou a Portaria nº 3.532 (veja em anexo) suspendendo os efeitos financeiros da ...
sexta-feira, 08/11/2024 Via ofício, FENASPS solicita audiência com INSS para debater retorno ao trabalho e reposição das demandas represadas da greve Em ofício protocolado nesta sexta-feira, 8 de novembro, a FENASPS solicitou uma audiência ao presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, com objetivo de dirimir os ...