Nota de falecimento: Istvan Mészáros
A Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social – FENASPS – lamenta com imenso pesar o falecimento de Istvan Mészáros, filósofo marxista, escritor e militante, nascido na Hungria em 1930.
Mészáros faleceu neste domingo, 1° de outubro, vítima de falência múltipla de órgãos, decorrente de dois derrames que avançaram para um agravamento fatal. Estava na UTI hospitalar, sempre assistido por familiares e amigos.
O autor húngaro dedicava-se no último período à sua nova obra com ênfase na análise crítica sobre o Estado, “Para Além do Leviatã”, tema fundamental para a formulação estratégica e retomada necessária da ofensiva socialista.
Istvan Mészáros deixa uma vasta obra – ferramentas de nosso tempo nas mãos dos militantes sociais pelo mundo todo – entre elas, destaca-se “Para Além do Capital”. A ousadia provocadora de sua obra, revela uma juventude marcante em Mészáros, que o acompanhou por toda sua vida.
Que as sementes lançadas por este grande homem sejam semeadas por toda a parte. Em tempos tão difíceis, de barbárie em curso e confusões ideológicas, a certeza é de que a marcha sempre segue e ninguém poderá detê-la.
Pois para o capital, “Seres humanos são, ao mesmo tempo, absolutamente necessários e totalmente supérfluos” (Istvan Mészáros).
Com essas palavras, a federação manifesta seu pesar com a perda deste militante, cuja obra é necessária e fundamental para conhecimento de todos e todas trabalhadores, no campo e nas cidades.
Istvan Mészáros, presente!
BAIXE AQUI esta nota para seu dispositivo.