Fenasps

terça-feira, 24/05/2016

Em ato no ex-MTPS nesta terça, 24, Fenasps e entidades repudiam a extinção do Ministério da Previdência

1

Mais de duzentos trabalhadores participaram do ato desta terça, 24 (clique para ampliar)

 

Na manhã desta terça-feira, 24, Fenasps e outras entidades sindicais participaram de um ato no Ministério do Trabalho – ex-Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) – em repúdio à extinção do Ministério da Previdência Social, e ida do INSS ao Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, postas em prática pelo presidente interino Michel Temer por meio da Medida Provisória (MP) n° 726.

 

Durante a atividade, teve grande adesão dos servidores do edifício-sede do INSS, a Fenasps distribuiu a Carta protocolada junto ao presidente da República interino Temer, disponível aqui.

 

Os trabalhadores presentes no local gritaram palavras de ordem “Não à extinção do Ministério da Previdência”, e solicitaram realização de audiência com o secretário de Previdência do Ministério da Fazenda, Marcelo Caetano, que assumiu a pasta do ex-MTPS. Também, os trabalhadores fizeram um ‘abraço simbólico’ e encerram o ato colocando uma faixa com o nome ‘Ministério da Previdência Social’ onde foi retirado o nome por extenso do MTPS.

 

1

‘Abraço simbólico’ reuniu os trabalhadores em torno do ex-MTPS (clique para ampliar)

 

Nova manifestação está marcada para esta segunda-feira, 30 de maio, às 13h, quando os trabalhadores pretendem fazer uma caminhada na Esplanada dos Ministérios, reivindicando a volta do Ministério da Previdência Social.

 

Emendas à MP 726
Vale ressaltar que a Fenasps, por meio da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social – cujo ato de lançamento será no dia 31 de maio, pela manhã –, apresentou emendas à MP 726, que já estão disponíveis no site do Senado.

 

Destacamos a emenda n° 251 (CONFIRA AQUI sua íntegra), apresentada pelo senador Paulo Paim, que suprime os incisos que falam sobre a ida do INSS para o Desenvolvimento Social e Agrário e da PREVIC e DATAPREV para a Fazenda.

 

A emenda, em sua justificativa, ressalta que o arranjo revela desconhecer a vinculação entre a política previdenciária e os direitos dos trabalhadores, e a submete a uma lógica meramente fiscalista, por um lado, ou assistencial, pelo outro, quando a Previdência é um direito social previsto no art. 6º da Constituição Federal.

 

Mais fotos do ato desta terça, 24

 

3 4

5 6

7 8

9 10

11 12

 

 

Últimas notícias

sexta-feira, 28/03/2025 Autocrática, antidemocrática e perversa são características da gestão Serviço Social e Reabilitação Profissional no INSS Mais uma vez, de forma autocrática, antidemocrática e perversa com os(as) trabalhadores(as) e com a população que busca o direito ao Serviço Social e ...
sexta-feira, 28/03/2025 FENASPS se solidariza com militantes agredidos em manifestação contra privatização de trens urbanos em SP Manifestantes ligados ao Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade de São Paulo (USP) foram agredidos por policiais militares nessa quinta-feira, 27 de março, ...
quarta-feira, 26/03/2025 FENASPS e entidades do Fonasefe se reúnem no MGI por celeridade no pagamento do reajuste previsto nos acordos de 2024 A FENASPS e demais entidades representativas dos Servidores Públicos Federais (SPFs) se reuniram com o secretário de Relações de Trabalho do Ministério da Gestão ...