Fenasps

sexta-feira, 29/01/2016

Decreto sobre atribuições dos servidores do INSS é publicado. Fenasps repudia falta de diálogo

A Direção Colegiada da FENASPS considera um absurdo a publicação do Decreto n° 8.653 (CONFIRA AQUI), de 28 de janeiro de 2016, que estabelece as atribuições específicas dos analistas e técnicos da carreira do Seguro Social, sem que tenha havido qualquer diálogo com a categoria e entidades representativas dos trabalhadores. Essa atitude só ratifica que os princípios republicanos de negociação são sumariamente esquecidos quando interesses outros que não sejam os públicos sejam respeitados.

 

A Fenasps encaminhou este decreto para sua Assessoria Jurídica fazer um parecer e indicar quais medidas seriam cabíveis, uma vez que governo assinou um Termo de Acordo (RELEMBRE AQUI) no qual se comprometeu a criar um Comitê Gestor de Carreiras com objetivos bem definidos sobre quais seriam as atribuições deste comitê. Vale ressaltar que decretos e leis presidenciais somente podem ser analisados pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), razão pela qual a Assessoria Jurídica precisa analisar o decreto n° 8.653/2016. 

Considerando que INSS não demonstrou qualquer respeito e preocupação com os trabalhadores responsáveis pelo funcionamento do instituto, a FENASPS já encaminhou documento à presidente do INSS, Elisete Berchiol, e procurará as respectivas entidades sindicais e classistas para definir, junto delas, quais medidas a ser tomadas coletivamente sobre mais este ataque à classe trabalhadora.

É importante que os servidores de todo país encaminhem moções aos ministros do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, e do Planejamento, Valdir Simão, bem como à Casa Civil, representada pelo ministro-chefe Jaques Wagner, repudiando as ações autoritárias e exigindo que seja feita revogação deste Decreto.

Na reunião agendada com a presidência do INSS, nesta terça-feira, 2 de fevereiro, a Fenasps discutirá essa, dentre outras questões.

 

 

1

 

Últimas notícias

1 segunda-feira, 31/03/2025 Ditadura nunca mais! Há aquelas datas que existem para se celebrar; outras, para nos colocar em um estado reflexivo, e até mesmo aquelas que marcam tristes acontecimentos, ...
sexta-feira, 28/03/2025 Autocrática, antidemocrática e perversa são características da gestão Serviço Social e Reabilitação Profissional no INSS Mais uma vez, de forma autocrática, antidemocrática e perversa com os(as) trabalhadores(as) e com a população que busca o direito ao Serviço Social e ...
sexta-feira, 28/03/2025 FENASPS se solidariza com militantes agredidos em manifestação contra privatização de trens urbanos em SP Manifestantes ligados ao Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade de São Paulo (USP) foram agredidos por policiais militares nessa quinta-feira, 27 de março, ...