Semana da Consciência Negra reforça necessidade do diálogo sobre racismo
Por ocasião do Dia Nacional da Consciência Negra, dia 20 de novembro, uma série de atividades está sendo realizada no país para fazer alusão à data. “Desde 2003, o governo federal tem uma escuta diferenciada das demandas do movimento negro em relação à superação do racismo, com o estabelecimento de dois marcos: a Lei 10.639, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e a inauguração da Seppir [Secretaria de Políticas Públicas para a Igualdade Racial], com o objetivo de fazer uma discussão interna e promover políticas públicas do governo federal nas mais diferentes áreas, visando a promoção da igualdade racial”, afirma a ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Nilma Lino Gomes.
Para Nilma, o Dia Nacional da Consciência Negra é uma data para reflexão, discussão e para comemorar a presença negra na sociedade brasileira e sua grande participação na constituição do país. Cerca de 1 mil municípios já decretaram o dia de reverência a Zumbi dos Palmares como feriado municipal. Com atividades de reflexões, debates e mobilizações, o Dia Nacional da Consciência Negra envolve uma parcela da sociedade brasileira em torno dos ideais de igualdade racial e respeito à diversidade.
Confira a matéria completa no clipping Fenasps especial sobre o Dia da Consciência Negra, comemorado nacionalmente em 20 de novembro.