Após denúncia de jornal, ANS intervém na GEAP
Um dia depois de ser questionada pelo Correio Braziliense, que publicou matéria sobre o engavetamento da deliberação unânime da diretoria de intervir novamente na Geap — principal operadora de saúde dos funcionários públicos federais —, a Agência Nacional de Saúde (ANS) publicou ontem, no Diário Oficial da União (DOU), antiga decisão de 18 de agosto, instaurou regime especial de direção fiscal no convênio e nomeou Jaime de Carvalho Leite com diretor fiscal.
Há mais de dois meses, o colegiado apontou “anormalidades econômico-financeiras e administrativas graves” na operadora, “que colocam em risco a continuidade do atendimento à saúde”, mas não havia tornado pública a decisão, o que impediu a intervenção.
Essa é a segunda direção fiscal instaurada na Geap, em menos de dois anos. A Geap não cumpriu o programa de saneamento pactuado em 2013, para cobrir um rombo de aproximadamente R$ 300 milhões. Para o professor Sergio Fernando Torres de Freitas, especialista em saúde pública da Universidade de Santa Catarina (UFSC), a situação de penúria da Geap não é nova. “Há oito anos, fechamos contrato com uma operadora particular, depois de avaliarmos que a Geap não teria cacife para atender todos os servidores. Aqui em Florianópolis, não conta com estrutura suficiente”, assinalou.
Confira matéria completa no clipping Fenasps desta quarta-feira, 21 de outubro.