Fenasps

quarta-feira, 09/07/2014

Morre Plínio de Arruda Sampaio, grande mestre da política brasileira

12

Plínio de Arruda Sampaio: lembrança e homenagem do legado do político na militância esquerdista

 

Faleceu na tarde desta terça-feira, 8 de julho, em São Paulo, o ex-deputado federal Plínio de Arruda Sampaio. Diagnosticado com um câncer ósseo, Plínio estava internado há mais de um mês no Hospital Sírio Libanês, na capital paulista.

 

Candidato do Psol à Presidência da República nas eleições de 2010, em que obteve a quarta posição, o político de 83 anos militou na Juventude universitária Católica, em que foi presidente, e na Ação Popular, organização de esquerda nascida no seio da igreja católica, entre outras entidades.

 

Um dos primeiros cem deputados cassados quando do golpe civil-militar de 64, Plínio foi promotor público, deputado federal constituinte e presidia a Associação Brasileira de Reforma Agrária (ABRA), além de dirigir o semanário Correio da Cidadania. Fundador do PT, Sampaio deixou o Partido dos Trabalhadores em 2005.

 

Após receberem a notícia da morte de Plínio de Arruda Sampaio, ocorrida na tarde desta terça-feira em São Paulo, políticos brasileiros usaram as redes sociais para se homenagear a história e o legado do ex-deputado federal. 

 

“Plínio partiu com a consciência do dever cumprido, após décadas de luta em defesa da igualdade e da justiça social”, escreveu em seu blog Luciana Genro, candidata do Psol à Presidência em 2014. “Plínio era o mais coerente quadro da esquerda brasileira no século XX. Que sua trajetória nos acalente e inspire”, escreveu no Twitter o senador Randolfe Rodrigues.

 

1 2

Em dezembro de 2009, Plínio de Arruda participou da VII Plenária Estatutária da Fenasps, a convite da entidade (clique nas fotos para ampliar)

 

 

*Com informações do portal Terra.

Últimas notícias

sexta-feira, 28/03/2025 Autocrática, antidemocrática e perversa são características da gestão Serviço Social e Reabilitação Profissional no INSS Mais uma vez, de forma autocrática, antidemocrática e perversa com os(as) trabalhadores(as) e com a população que busca o direito ao Serviço Social e ...
sexta-feira, 28/03/2025 FENASPS se solidariza com militantes agredidos em manifestação contra privatização de trens urbanos em SP Manifestantes ligados ao Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade de São Paulo (USP) foram agredidos por policiais militares nessa quinta-feira, 27 de março, ...
quarta-feira, 26/03/2025 FENASPS e entidades do Fonasefe se reúnem no MGI por celeridade no pagamento do reajuste previsto nos acordos de 2024 A FENASPS e demais entidades representativas dos Servidores Públicos Federais (SPFs) se reuniram com o secretário de Relações de Trabalho do Ministério da Gestão ...