Fenasps

sexta-feira, 16/05/2014

Veja como foi o 15 de maio – Dia Nacional de Luta em todo o país

1

 

Em mais um Dia Nacional de Luta, realizado nesse dia 15 de maio, os sindicatos da base da Fenasps somaram forças com outras categorias do funcionalismo público e realizaram diversos atos de norte a sul do país.

 

Seja com paralisações nas atividades, atos públicos, distribuição de panfletos ou demonstrações de luto contra o governo, os trabalhadores do Seguro, da Seguridade Social e Anvisa demonstraram que estão na luta para valer!

 

Veja abaixo a lista dos estados que fizeram atividades:

 

Espírito Santo – Sindsaudeprev/ES

A luta foi bonita! 3 mil trabalhadores lotaram as ruas do Centro da capital capixaba no dia da grande mobilização da classe trabalhadora, quinta-feira, 15 de maio de 2014. O Sindsaudeprev-ES mais uma vez esteve presente neste ato que mostrou a força dos trabalhadores diante da falta de compromisso dos governantes com a Saúde pública e outros serviços públicos e com a população em geral.

 

Caminhada unificada: o ato público da grande mobilização reuniu trabalhadores da Saúde, da Educação, de órgãos públicos do Estado, agrupando servidores municipais, estaduais e federais.

 

 

*Fonte: site do Sindsaudeprev/ES.

 

Mato Grosso – Sindsprev/MT

Na capital mato-grossense, Cuiabá, e na cidade de Várzea Grande, a adesão foi de 100%: todas as Agências da Previdência Social (APS) aderiram à paralisação do Dia Nacional de Luta.

 

Nessas APS não houve nenhum tipo de atendimento com hora marcada, tanto perícia médica, quanto de benefício e demais informações. Os segurados do INSS foram informados sobre a paralisação nacional e orientados a retornar às APS na sexta-feira, 16, ou somente na segunda, 19.

 

Minas Gerais – Sintsprev/MG

Manifestações nas ruas, nas portas das sedes dos ministérios da Previdência e da Saúde e ainda na APS Santa Efigênia, todas no centro de Belo Horizonte, marcaram o Dia Nacional de Lutas e Paralisação, promovido pelo Sintsprev/MG, nesta quinta-feira (15). O ato faz parte da campanha salarial nacional unificada. Além de Belo Horizonte, houve paralisações em Pirapora, Januária e Montes Claros, no interior mineiro.

 

Com bandeiras, faixas, charanga e muita animação, os trabalhadores percorreram os diversos locais, demonstrando insatisfação com as precárias condições de trabalho, que trazem prejuízo para eles próprios e principalmente para a população, que não recebe o atendimento que merece. Diversos servidores deixaram o trabalho e foram se solidarizar, incorporando à manifestação.

 

*Fonte: site do Sintsprev/MG.

 

Pará – Sintprevs/PA

Servidores Públicos Federais de Belém aderiram ao Dia Nacional de Luta e cruzaram os braços durantes esta quinta-feira (15). Os trabalhadores se concentraram no Núcleo Estadual do Ministério da Saúde e na Gerência da Previdência Social. No total, quatro Agências da Previdência na capital paraense tiveram paralisação total, enquanto que em outras três a ação aconteceu de forma parcial.

 

O interior do Estado também aderiu à mobilização. Ao final das atividades os trabalhadores realizaram uma assembleia e deliberaram pelo Estado de Greve na Capital e no interior enquanto o governo não atender a pauta de reivindicação.

 

*Fonte: site do Sintprevs/PA.

 

Rio Grande do Norte – Sindprevs/RN

O Sindprevs/RN, em parceria com a FENASPS, promoveu na manhã desta quinta-feira (15/5) um ato público na sede do INSS em Natal. O evento fez parte das ações articuladas para o Dia Nacional de Lutas e levou diversas informações e orientações aos servidores da instituição.

 

O vice-presidente do Sindprevs/RN Júlio Nicácio lembrou aos presentes a importância da participação da categoria nas lutas por melhores condições de trabalho. Ele destacou que o governo federal tem desvalorizado os servidores e impondo perdas constantes nos rendimentos dos ativos e inativos. Agora, a expectativa é que a categoria aprove em assembleia, a ser realizada ainda no mês de maio, o indicativo de paralisação por tempo indeterminado.

 

*Fonte: site do Sindprevs/RN.

 

Rio Grande do Sul – Sindisprev/RS

A mobilização internacional contra os gastos públicos com a Copa do Mundo, intitulada de 15M, ganhou as ruas de Porto Alegre, nessa quinta-feira (15). Centenas de estudantes e trabalhadores de sindicatos, coletivos e movimentos sociais realizaram um grande ato público em frente à prefeitura da Capital gaúcha, no Centro Histórico.

 

Com faixas, cartazes e adesivos, os manifestantes repudiaram os gastos públicos com o Mundial e as desapropriações causadas pelas obras. Alguns dos dizeres nos cartazes traziam a frase “Da Copa eu Abro Mão”. Nesse tom, os manifestantes exigiam mais investimentos em saúde e educação, por exemplo.

 

*Fonte: site do Sindisprev/RS.

 

Santa Catarina – Sindprevs/SC

Os servidores do INSS, Ministério da Saúde e Anvisa em Santa Catarina aderiram à paralisação de 24 horas em todo o País, convocada pela Fenasps, nesta quinta-feira, dia 15 de maio. Os trabalhadores, como parte da Campanha Salarial 2014, realizaram um Ato Público em frente aos os prédios da Superintendência Regional Sul do INSS e do Ministério da Saúde, no Centro de Florianópolis.

 

Na avaliação dos trabalhadores essa foi a primeira grande mobilização do ano e a luta está só começando. Os trabalhadores usaram um adesivo com os dizeres “NEGOCIAÇÃO JÁ” e distribuíram uma carta à população. Representantes das cidades do interior vieram par ao Ato na Capital e quem não veio ao Ato ficou mobilizando no seu local de trabalho e dialogando com a população explicando o porquê deste dia de luta.

 

*Fonte: site do Sindprevs/SC.

 

São Paulo – Sinsprev/SP

Diversas APS realizaram paralisação na capital paulista e no interior. Araraquara, Avaré, Barueri, Bauru, Botucatu, Campinas, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Ribeirão Preto, Santana de Parnaíba, Taquarituba e Tatuí foram algumas cidades onde foram registradas paralisações no interior.

 

Veja o quadro completo de APS no site do Sinsprev/SP.

 

Paraná – Sindprevs/PR

Os funcionários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em Cascavel também aderiram à mobilização nacional realizada nesta quinta-feira (15), em busca de reposição salarial, melhores condições de trabalho, Plano de Carreiras, redução da jornada de trabalho para 30 horas e a realização de novo concurso público para contratação de novos servidores. A agência, que deveria começar a atender às 7 horas da manhã, ficou fechada até às 9 horas como forma de chamar a atenção do Governo Federal.

 

Houve paralisações também na APS XV de Novembro em Curitiba, e na APS em Guarapuava. Já no Ministério da Saúde, a paralisação foi realizada em Maringá.

 

*Fonte: site do Sindprevs/PR.

Últimas notícias

sexta-feira, 21/03/2025 Neste 21 de março, conclamamos por uma consciência internacional contra o racismo! O 21 de março é mundialmente marcado como o dia de luta pela eliminação da discriminação racial. A data remonta ao Massacre de Shaperville, ...
sexta-feira, 21/03/2025 Via ofícios conjuntos com Fonasefe, Fonacate e centrais, FENASPS solicita imediata sanção da LOA 2025 e pagamento dos reajustes na folha de março Com a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) pelo Congresso Nacional – nessa quinta-feira, 20 de março – a FENASPS, em parceria com os ...
sexta-feira, 21/03/2025 Confira o que foi debatido na audiência com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, dessa quinta, 20 Após abordagem de representantes da FENASPS ao Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, nas atividades realizadas pelos servidores federais no aeroporto de Brasília durante a ...