Fenasps

quinta-feira, 20/03/2014

Federais protestam para exigir atendimento das reivindicações

1

Fenasps e mais 14 entidades nacionais compuseram a mesa no Planejamento (clique para ampliar) 

 

A campanha salarial dos Servidores Públicos Federais ganhou novo fôlego com a entrada em greve dos trabalhadores Técnico-administrativos das universidades federais, que paralisaram 30 unidades em todo o país.

 

Nessa terça-feira, 19 de março, mais de mil servidores do Brasil todo realizaram Ato Público em frente do Ministério do Planejamento para exigir resposta do governo à pauta de reivindicações entregue no ato de lançamento da Campanha Salarial, realizado em fevereiro.

 

Depois de muita pressão, 15 Entidades Nacionais presentes no ato realizaram uma audiência com o secretário de Relações de Trabalho do Planejamento, Sérgio Mendonça, e a equipe de negociação do governo para tratar das reivindicações.

 

Ministra do Planejamento não dialoga com servidor
Os representantes das entidades nacionais cobraram do governo a abertura efetiva de negociação das reivindicações dos servidores, pois a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, não recebe e nem dialoga com trabalhadores; recebe apenas os empresários, latifundiários e banqueiros.

 

Em quatro anos ocupando o cargo, a ministra recebeu os servidores uma única vez em abril de 2011. Seria necessário o governo ter mais consideração com os trabalhadores do serviço público e estruturar de fato um processo de negociação que permita tratar das reivindicações dos servidores em caráter permanente.

 

Fomos taxativos, dizendo que a inflação do período (qual?) medida e projetada pelo DIEESE até final de 2014 está na média de 25%, portanto muito superior aos 15% conquistados na greve realizada em 2012.

 

Hoje o governo gasta apenas 4,75% do PIB, ou 30% da Receita Corrente Líquida, com a folha de pagamento do funcionalismo federal, muito inferior aos 5,5% gastos nos governos anteriores na década de 1990.

 

Junta-se a isso os benefícios com valores congelados desde 1998, criando disparidades dentro do Poder Executivo e entre este e os outros poderes de Estado. O tíquete-alimentação, por exemplo, dos servidores do Legislativo e Judiciário é mais que o dobro do valor que os servidores do Executivo recebem.

 

Mendonça e sua velha cantilena
O secretário Sergio Mendonça, utilizando da velha cantilena, disse “nunca antes na história deste país” um governante tratou com tanto respeito os Servidores Públicos e não iria enganar ninguém na mesa de negociação, mas adiou a resposta da pauta, se comprometendo a enviá-la até final de março.

 

Porém, disse que “se existir alguma possibilidade” de o governo atender às reivindicações dos trabalhadores, poderia ser nas questões de benefícios sociais, mas não quis adiantar nenhum valor ou qual seria o período para isso vir a ser concedido. Mendonça ainda reafirmou que, por decisão do governo, as negociações com as entidades serão feitas pela Secretaria de Relações de Trabalho.

 

A posição do governo é liberar dinheiro para FIFA fazer a festa na Copa do Mundo, deixando os trabalhadores ao total abandono, alegando não ter verbas para reajuste salarial nem para atender às reivindicações dos servidores.

A avaliação das entidades é favorável unanimemente à saída dos servidores às ruas e intensificar a mobilização construindo a greve, pois sem a luta direta não teremos atendimento das reivindicações.

 

Veja mais fotos abaixo:

2 3

4 6

10

Últimas notícias

sexta-feira, 21/03/2025 Neste 21 de março, conclamamos por uma consciência internacional contra o racismo! O 21 de março é mundialmente marcado como o dia de luta pela eliminação da discriminação racial. A data remonta ao Massacre de Shaperville, ...
sexta-feira, 21/03/2025 Via ofícios conjuntos com Fonasefe, Fonacate e centrais, FENASPS solicita imediata sanção da LOA 2025 e pagamento dos reajustes na folha de março Com a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) pelo Congresso Nacional – nessa quinta-feira, 20 de março – a FENASPS, em parceria com os ...
sexta-feira, 21/03/2025 Confira o que foi debatido na audiência com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, dessa quinta, 20 Após abordagem de representantes da FENASPS ao Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, nas atividades realizadas pelos servidores federais no aeroporto de Brasília durante a ...