Fenasps

quarta-feira, 22/01/2014

24 de janeiro: dia de luta, Dia do Aposentado!

1

 

No dia 24 de janeiro, deveríamos comemorar o Dia Nacional do(a) Aposentado(a). Esta data foi escolhida porque nesse dia, em 1923, ocorreu a assinatura da Lei Eloy Chaves, que criou, na época, a caixa de aposentadorias e pensões para trabalhadores de todas as empresas privadas das estradas de ferro. Até então somente os funcionários federais é que tinham caixa previdenciária e esse dia foi referendado como início da previdência social no Brasil.

 

Um dia que deveria ser de comemoração, se transformou num dia de luta, porque é injusto e lamentável o tratamento que Governo Federal dá aos (às) aposentados(as) e pensionistas deste país, tanto do serviço público como das empresas privadas.

 

Os benefícios que deveriam servir para podermos usufruir tudo o que ajudamos a construir ao longo da vida são usados hoje para tratamentos e medicamentos que têm preços absurdos. Os aposentados de hoje construíram a Nação que temos, e os aposentados do serviço público, mais que todos, contribuíram toda uma vida para a construção do Estado brasileiro, defendendo o serviço público de qualidade.

 

É absurda a política de arrocho e de discriminação entre ativos e aposentados. A política deste governo de conceder reajustes diferenciados, após a implantação fator previdenciário, e das gratificações produtivistas do Governo Lula e seguida pelo governo Dilma, mostra o desrespeito com os cidadãos que produziram participando ativamente da vida econômica e social do país.

 

Ao conceder reajuste real apenas para os aposentados da iniciativa privada que ganham um salário mínimo, sem recuperar as perdas inflacionárias dos que recebem acima deste valor, têm rebaixado anualmente as aposentadorias.

 

NÃO podemos ficar de braços cruzados! Precisamos lutar contra esta política de arrocho e discriminação, precisamos ir às ruas denunciar à sociedade, especialmente neste ano de eleições.

 

Os aposentados e pensionistas do Brasil precisam resgatar o valor real dos seus benefícios, acabando com a corrupção, a sonegação, desvios de recursos para pagamento da dívida publica, intensificando a luta pelos direitos perdidos, acabando com as gratificações produtivistas e o Fator Previdenciário.

 

Vamos fazer do dia 24 de janeiro de 2014 um dia de comemoração porque ainda há força e alegria! Força para provar que ainda há muita vida, para lutar pela garantia de direitos e contra as injustiças. Alegria para compartilhar com as novas gerações a experiência das lutas e das conquistas.

 

Juntos, aposentados(as) e pensionistas do Serviço Público e da iniciativa privada, vamos garantir a todos(as) uma aposentadoria digna!

Brasília, 22 de janeiro de 2014

Secretaria de Aposentados
Diretoria Colegiada da FENASPS

Últimas notícias

segunda-feira, 26/09/2022 No dia 2 de outubro, lembre-se: servidor(a) não vota em traidor(a)! Falta menos de uma semana para as eleições que serão realizadas em 2 de outubro! E você, já escolheu seu candidato ou sua candidata? ...
segunda-feira, 26/09/2022 Faltam 6 dias para as eleições! Jair Bolsonaro é o maior inimigo dos servidores públicos e os Servidores(as) Públicos(as) Federais(as) precisam derrotá-lo! Durante o seu governo, os trabalhadores e trabalhadoras ...
sexta-feira, 16/09/2022 Confira o relatório detalhado da reunião com MTP, INSS e representantes do Ministério da Economia realizada nesta terça, 13 Nessa terça-feira, 13 de setembro, dirigentes da FENASPS participaram de uma audiência realizada no Ministério do Trabalho e Previdência, com a presença do ministro ...