Fenasps

terça-feira, 06/03/2012

Justiça reconhece direito de greve no INSS e proíbe código 28

22/06/2009

Em meio ao movimento de greve, os servidores do SINSPREV-SP conquistaram na manhã desta segunda-feira uma importante vitória. O juiz federal Wilson Zauhy Filho, titular da 13ª Vara Cível da Justiça Federal, concedeu liminar ao sindicato reconhecendo aos servidores o direito às paralisações e a ilegitimidade na aplicação do código 28, que vinha sendo usado pelo INSS para classificar a adesão à greve como falta injustificada.

O juiz determinou que o INSS registre o código 95 (greve) no ponto dos servidores, além de ratificar a legalidade da greve, o que impede as chefias de seguirem usando práticas arbitrárias e de assédio moral. O sindicato lembrou ao juiz que o governo descumpriu com o acordo de implantar o grupo de trabalho (GT) que discutiria a regulamentação da jornada de trabalho, dentre outras questões.

Como o próprio Zauhy Filho registrou, o sindicato cumpriu as medidas legais que antecedem uma greve, avisando antecipadamente ao INSS da paralisação como último recurso frente à falta de entendimento por outras vias. O juiz expressa claramente que a aplicação do código 28 é incorreta, pois está claro o caráter de greve nas ausências dos servidores, que têm o direito constitucional de aderir ao movimento.

Em seu parecer, o juiz citou o artigo 9º da Constituição, que reza ser “assegurado o direito da greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender”. E que em seu parágrafo 2º menciona que “os abusos cometidos sujeitam os responsáveis às penas da lei”.

Dessa forma, fica concretizada a vitória dos servidores em seu movimento grevista e na luta pela manutenção de seus direitos. Amparada pela justiça, a categoria pode seguir em suas reivindicações com mais firmeza e segurança contra punições ilegais.

Acesse na íntegra a liminar, em pdf, clicando aqui

Últimas notícias

sexta-feira, 07/02/2025 No Congresso, FENASPS e demais entidades apresentam emendas para a MP 1.286, que trata dos acordos firmados em 2024 A FENASPS, em conjunto com as entidades sindicais ANDES Fasubra, esteve nesta semana em atividades no Congresso Nacional para aprovação da Lei Orçamentária Anual ...
terça-feira, 04/02/2025 FENASPS e entidades dos SPFs realizam ato no Congresso para cobrar aprovação da LOA 2025 A FENASPS e outras entidades que representam os Servidores Públicos Federais (SPFs), organizadas no Fonasefe, realizaram um ato público em frente ao Anexo II ...
terça-feira, 04/02/2025 RELATÓRIO DA REUNIÃO ENTRE A FENASPS E A DGP/INSS SOBRE COMPENSAÇÃO DA GREVE DE 2024 Nesta terça-feira, 4 de fevereiro de 2025, a FENASPS (fotos dos representantes abaixo) realizou mais uma reunião com a Diretoria de Gestão de Pessoas ...