Fenasps

sexta-feira, 01/10/21

Outubro Rosa: a Fenasps abraça esta luta!

Como vem fazendo há algum tempo (relembre os materiais de 2019 e 2018), neste ano de 2021 a Fenasps adere mais à vez campanha do Outubro Rosa, mês indicado para a conscientização da sociedade sobre o câncer de mama, que deve atingir mais de 67 mil mulheres apenas em 2021, segundo levantamento do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

No Brasil, ainda segundo o INCA, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum em mulheres de todas as regiões, após o câncer de pele não melanoma. As taxas são mais elevadas nas regiões Sul e Sudeste, enquanto a menor é observada na região Norte.

O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil, sendo a mais frequente em quase todas regiões brasileiras. Na região Norte, o câncer do colo do útero ocupa ainda o primeiro lugar.

A campanha do Outubro Rosa nasceu com o objetivo de incentivar as mulheres a fazer o autoexame para detecção do câncer de mama, o tipo mais comum entre a população brasileira. Apesar do número alarmante, cerca de 95% dos casos descobertos no estágio inicial podem ter recuperação total.

Prevenção é o caminho

Dados do INCA indicam que a incidência do câncer de mama tende a crescer progressivamente a partir dos 40 anos, assim como a mortalidade por essa neoplasia.

Portanto, é de suma importância que as mulheres observem os seus sinais corporais, e realizem, além do autoexame, consultas médicas com frequência, especialmente a partir dos 30 anos. Cuide-se: a prevenção é a maior arma contra o câncer de mama!

Outubro Rosa: a gente abraça esta luta!

Últimas notícias

quarta-feira, 06/10/21 Contra fim do REAT, base da Fenasps realiza ato na sede central do INSS nesta quarta (06), em Brasília Após descumprir a promessa de prorrogar por 90 dias a aplicação das Portarias nº 1345 e 1347/2021, que extinguiram o Regime Especial de Atendimento ...
terça-feira, 05/10/21 Constituição cidadã completa 33 anos sob ataques do governo com a PEC 32 Principal símbolo do processo de redemocratização do Brasil, a Constituição Federal (CF) de 1988 completa 33 anos nesta terça-feira, 5 de outubro. Conhecida como ...
quinta-feira, 30/09/21 PRESIDENTE DO INSS MAIS UMA VEZ NÃO CUMPRE PROMESSA FEITA À CATEGORIA! Em audiência virtual realizada no último dia 13 de setembro, com a participação de aproximadamente 400 servidores do Seguro Social, o presidente do INSS ...