Fenasps

segunda-feira, 22/03/21

Covid-19: negros morrem mais e são menos vacinados do que brancos

Os dados do card são de pesquisa do Núcleo de Operações e Inteligência em Saúde (NOIS) da PUC-Rio e podem ser encontrados neste link (imagem: reprodução)

21 de março é dia de lutar contra o racismo (saiba mais aqui). Os dados nos alertam que ele continua enraizado no Brasil. Como exemplo, uma pesquisa do Instituto Polis constatou que os negros sofrem mais com a COVID-19 que os brancos: são 250 óbitos de homens negros pela doença a cada 100 mil habitantes. Entre os homens brancos, são 157 mortes a cada 100 mil.

Entre as mulheres, as que têm a pele preta também morreram mais: foram 140 mortes de negras por 100 mil habitantes, contra 85 por 100 mil entre as brancas. Os dados são da cidade de São Paulo entre 1º de março e 31 de julho de 2020.

O padrão se explica pela discriminação racial refletida na falta de acesso à saúde e na menor possibilidade econômica de fazer quarentena.

Dados da Agência Pública indicam que os negros sofrem discriminação também na fila da vacina contra a COVID-19. Eles são a maioria da população brasileira, mas sua proporção de indivíduos vacinados é de metade em relação aos brancos.

A conclusão que podemos extrair é que negros e negras são os(as) que mais necessitam de serviços públicos e de um plano de vacinação nacional que atenda a todos os brasileiros. Importante lembrar que os negros também serão os mais prejudicados pela Reforma Administrativa, que destrói esses serviços.

Diga não à reforma Administrativa!

Vacina para todos e todas, já!

Últimas notícias

quinta-feira, 15/04/21 Governo erra feio, e novas variantes da Covid-19 matam cada vez mais jovens A política do governo federal deu errado! Não houve imunização de rebanho, a COVID-19 sofre mutações e as novas variantes ou cepas matam pessoas ...
quarta-feira, 14/04/21 Entidades dos SPFs aprovam novo calendário de lutas contra a PEC 32 Representantes das entidades nacionais dos Servidores Públicos Federais (SPFs) se reuniram nesta terça-feira, 13 de abril, para traçar novas estratégias de luta contra os ...
quarta-feira, 14/04/21 Em vigília, trabalhadores reivindicam a readmissão dos demitidos em hospitais federais Nesta quarta-feira, 14 de abril, às 14h, acontece a audiência pública sobre a liminar da 23ª Vara Federal do Rio de Janeiro que determinou ...