Fenasps

quarta-feira, 04/11/20

Sintfesp-GO/TO dialoga com superintendente do INSS no Centro-Oeste sobre possível fechamento de APS no Goiás

A diretoria colegiada do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência Social dos Estados de Goiás e Tocantins (Sintfesp-GO/TO) vai participar de reunião remota nesta quinta-feira, 5 de novembro, às 11 horas, com o superintendente regional das regiões Norte e Centro-Oeste do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Roberto Braga. Estará em pauta o possível fechamento da Agência da Previdência Social (APS) do Setor dos Afonsos, em Aparecida de Goiânia/GO. O sindicato é contrário ao fechamento da unidade.

Atualmente, em função da pandemia do novo Coronavírus, a APS não faz atendimentos presenciais, mas antes da crise sanitária atendia mensalmente a milhares de pessoas, físicas e jurídicas, do município. A unidade conta atualmente com 17 servidores de carreira, entre administrativos e Assistentes Sociais.

Os servidores desta APS são responsáveis por avaliações sociais e pela emissão de pareceres sobre Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de analisarem processos para concessão ou não de outros benefícios (reabilitação profissional e salário-maternidade, aposentadorias e pensões, por exemplo) e todos os demais serviços da alçada de agências da Previdência Social.

Em fevereiro deste ano o gerente do INSS em Goiânia, Wirley Castro, afirmou que a APS do Setor dos Afonsos, em Aparecida de Goiânia, não seria fechada, apenas teria como prioridade o serviço de perícia médica.

Já a nova Agência da Previdência, no Setor Andrade Reis, na mesma cidade, segundo o gerente estaria em funcionamento “até o final daquele mês”, o que não ocorreu. Castro à época disse ainda que a nova unidade iria acolher todos os demais atuais serviços prestados pela unidade antiga.

O Sintfesp-GO/TO defende que ambas as unidades funcionem com atendimento pleno, já que o município de Aparecida de Goiânia, com aproximadamente 600 mil habitantes, é o segundo mais populoso do estado do Goiás.

Em foto de arquivo, Sintfesp participa de ato público contra o possível fechamento da APS Aparecida de Goiânia em fevereiro desde ano (foto: divulgação Sintfesp–GO/TO)


*Fonte: Assessoria de Comunicação do Sintfesp-GO/TO.

Últimas notícias

quinta-feira, 26/11/20 Vergonha! STF rejeita ação que pede divulgação dos dados da proposta da Reforma Administrativa O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio, negou prosseguimento a um Mandado de Segurança de cinco parlamentares que questionavam a Proposta de ...
quarta-feira, 25/11/20 25 de novembro é Dia Internacional de combate à violência contra a mulher! Hoje, 25 de novembro, é o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher! Veja os dados colhidos aqui no país: A cada ...
terça-feira, 24/11/20 Reforma Administrativa trará de volta a ‘privataria’ que afundou o país Há mais de 30 anos o discurso da maioria dos políticos brasileiros é o mesmo: “precisamos enxugar o Estado”, “a máquina pública gera muitos ...