Fenasps

sexta-feira, 02/10/2020

Contra as privatizações e em defesa da soberania, entidades organizam ato virtual nacional

Além de ato virtual, manifestantes devem se reunir (respeitando o isolamento social) em frente ao prédio da Petrobras, no Rio de Janeiro (arte: divulgação)

Neste sábado, 3 de outubro, às 15h, vai ocorrer o ato político e cultural “Pela soberania nacional, em defesa do povo brasileiro”, nas redes sociais. Em alusão aos 67 anos da Petrobras, o evento tem o objetivo de apresentar um contraponto à agenda econômica de privatizações do governo federal e fortalecer uma articulação nacional em defesa das empresas públicas e estatais em todo o Brasil.

Em nota, as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo conclamam a população brasileira para uma série de iniciativas no sentido de fortalecer as ações deste dia de lutas. “Após o golpe de 2016, o projeto de destruição da soberania, o saqueio das riquezas, a entrega de empresas públicas estratégicas, a desindustrialização e desemprego em massa, a destruição da Amazônia, a privatização da educação e saúde, os tarifaços nos alimentos e demais serviços públicos (luz, água, gás de cozinha e combustíveis) tem sido a tônica do governo de Jair Bolsonaro”, aponta a nota.

Trecho do manifesto assinado por dezenas de organizações, sindicatos e movimentos sociais que integram o Comitê de Luta Contra as Privatizações destaca: “Não podemos permitir que as empresas de prospecção, exploração e refino de petróleo, bancos públicos seculares, correios com honrosa tradição de serviços, portos e serviços portuários, empresas de eletricidade, de saneamento, transporte público, serviços públicos de todas as esferas tenham de viver a ameaça de extinção ou de privatização total ou parcial. Essas empresas atuam em setores estratégicos para a soberania nacional”.

O ato é organizado pelas seguintes entidades: Comitê de Luta Contra as Privatizações, Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, Frente Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo, Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), do qual a Fenasps faz parte, e Plataforma Operária e Camponesa da Água e da Energia.

Como acompanhar

A Federação vai transmitir o ato nacional “Pela soberania nacional, em defesa do povo brasileiro”, na sua página no Facebook, a partir das 15h deste sábado, 3 de outubro. Fique ligado(a)!

Últimas notícias

terça-feira, 09/04/2024 Diante da pressão dos SPFs, governo antecipa reunião da MNNP Após fortalecimento da mobilização dos Servidores(as) Públicos(as) Federais (SPFs) e dos movimentos de greve na Educação Federal (na base da Fasubra e Sinasefe), além ...
segunda-feira, 08/04/2024 Em audiência pública no Senado, FENASPS cobra de secretário do MGI a realização da 2ª reunião da Mesa Específica da CPST Representantes da FENASPS estiveram presentes em uma audiência pública realizada na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado na manhã desta ...
quarta-feira, 03/04/2024 Trabalhadores de várias partes do país fazem atividades no Dia Nacional de Lutas desta quarta, 3 de abril Nesta quarta-feira, 3 de abril. cumprindo programação do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), do qual a FENASPS faz parte, trabalhadores ...