Fenasps

quinta-feira, 21/02/2013

A VERDADE SOBRE A GEAP


geapINTERVENÇÃO DO GOVERNO CAUSA PREJUÍZOS DE MILHÕES À GEAP


A GEAP, plano de saúde dos servidores federais, que atende a mais de 600 mil vidas, é um patrimônio construído com dinheiro dos servidores, que há décadas contribuem para garantir a assistência a Saúde e o fortalecimento da GEAP através do Pecúlio facultativo. No entanto, as ações do governo intervindo indevidamente na Gestão vêm causando prejuízos irreparáveis, a exemplo da Gestão do Diretor indicado, que sem consultar o Comitê Gestor aplicou recursos financeiros da GEAP em um banco que se encontrava em situação pré-falimentar cuja ação desastrada, provocou com a falência do mesmo, um rombo de 600.000,00 (seiscentos milhões de reais). Esses valores, através da atuação da nova direção estão sendo recuperados em parte.


Trabalhadores pagam a conta


O aumento da arrecadação da GEAP não se deu por conta de um plano de recuperação financeira da Entidade, e sim pelo aumento abusivo imposto pelos indicados do governo e aumento do per capita patronal, fruto da greve dos SPFs realizada em 2012. Observa-se aí que mais uma vez os trabalhadores arcaram com a Gestão temerária efetuada pela Direção Executiva indicada pelo governo.


Condel(Conselho Deliberativo fortalecido pela representação dos trabalhadores


Após as eleições para o Conselho Deliberativo (CONDEL), os trabalhadores elegeram dois Conselheiros, um da Saúde e outro do INSS, e um Conselheiro eleito no Conselho Fiscal (CONFIS) e seus respectivos suplentes, com apoio da FENASPS e dos Sindicatos filiados, aumentando muito a nossa responsabilidade na luta em defesa dos direitos dos Assistidos e melhoria da rede assistencial para garantir atendimento aos beneficiários e seus familiares. E principalmente, continuar a batalha para expurgar estas aves de rapinas indicadas pelo governo que querem tomar a GEAP de assalto.


A Fenasps pediu auditoria nas contas da GEAP, para que os responsáveis pelos desmandos, má Gestão e ou os desvios, sejam punidos exemplarmente na forma da Lei. Já é hora de termos uma gestão profissionalizada na GEAP, sem ingerência dos cargos de confiança indicados pelo governo.


A Federação defende o SUS por princípio, e a Saúde Pública gratuita e de qualidade para todos os trabalhadores. Porém, defendemos com vigou a GEAP que é um patrimônio de quem a construiu durante décadas, sendo hoje uma das únicas alternativas possíveis de assistência à saúde dos servidores participantes do plano, tendo em vista os preços impraticáveis em vigência hoje no mercado de saúde privada.


Tentativa do governo para desestabilizar o plano


Com ações firmes, os conselheiros eleitos pelos trabalhadores lutam pela recuperação financeira, uma gestão voltada para atender os participantes do plano, bem como a moralização da GEAP. Para manter seus apadrinhados na gestão, o governo vem tentando criar um processo de desestabilização do Conselho Deliberativo, utilizando de matérias veiculadas na imprensa nos últimos dias, tentando transferir a culpa da má gestão, feita por seus indicados nos anos anteriores, para os atuais membros eleitos do Condel.

Na realidade, querem criar um clima para confundir os participantes do plano de saúde, pois sabem que seus aliados terão que prestar contas à justiça, pelos erros, equívocos administrativos e desvios cometidos.

Como o governo não tem competência legal para intervir na GEAP, por esta ser uma empresa privada, cuja prerrogativa está estabelecida em Lei, indicando qual o setor competente para tal, o mesmo vêm de forma totalmente ilegal, tentando constranger e intimidar os conselheiros. A Lei, quando o Plano não tiver condições de honrar seus compromissos, solicita a elaboração de um plano emergencial de recuperação de passivos, já assinado com a Agência Nacional de Saúde Suplementar, aprovado pelo CONDEL.


Cabe ressaltar que o plano encaminhado permitiu nos últimos meses, com apoio dos atuais conselheiros, fazer pagamento e ou acordo de aproximadamente 400.000,00 (quatrocentos milhões) a rede de prestadores em todo o País. Fatos que resgatam a boa imagem que a GEAP tem no mercado de ser capaz de cumprir suas responsabilidades com os prestadores de serviço.


A FENASPS e Sindicatos filiados estão agindo com firmeza para que o Governo aumente o valor do per capita pago pelos patrocinadores, para que seja equiparado aos valores pagos pelos servidores, bem como aos valores pagos aos demais poderes da União. Hoje os servidores arcam com 75% da contribuição. Esse problema somente será resolvido caso o governo passe a arcar com os valores em 50% no per capta referente à contribuição do servidor.


Há muito que os conselheiros eleitos pelos assistidos no CONDEL vêm denunciando o loteamento dos cargos da Fundação, sem nenhum critério e sem avaliação de competência. E a partir do momento em que demitiram um Diretor indicado pelo esquema do corrupto Deputado Federal Paulo Maluf, para cumprir os acordos políticos que permitiram a eleição de Fernando Haddad, em São Paulo, os indicados pelo governo tentam inviabilizar o funcionamento do Conselho Deliberativo. Foi aberto o processo administrativo para afastar uma conselheira que representa o Ministério da Saúde, e substituí-la por uma servidora do Ministério da Previdência sem passar por votação no CONDEL, demonstrando total desrespeito ao Estatuto da GEAP.


Os conselheiros eleitos pelos servidores tem consciência que são gestores de um Plano de Saúde com a responsabilidade de garantir assistência para mais de um milhão de pessoas, e não é correto brincar com as vidas das pessoas, indicando afilhados dos partidos, que não entendem nada de planos de saúde, e sem nenhum conhecimento técnico.


Importante ressaltar que todos os planos de saúde têm suas regras estabelecidas em Lei, tendo que prestar contas a Agência Nacional de Saúde e ser geridos por critérios. Portando, legalmente, não cabe ingerência do governo no nosso Plano.


A forma pela qual vêm agindo os representantes do governo, com autoritarismo, tentando na marra aprovar seus indicados em total afronta a Lei, somente teve situação igual no período da ditadura militar. Porém os Conselheiros não têm dúvidas da importância de manter a firmeza na defesa dos direitos dos assistidos, e também garantir o cumprimento da Legislação. Se for preciso, convocarão a ida da categoria à Brasília, pois ela é a verdadeira dona do Patrimônio que construiu.


A GEAP é nossa!


Desde já, orientamos a todos os trabalhadores a se mobilizarem e derrotar mais uma tentativa de intervenção do governo.


Não é verdade que a GEAP está falida e vai fechar as portas. O que existe é mais uma tentativa por parte do governo que pretende tomar de assalto o maior patrimônio construído pelos trabalhadores.

 


Brasília, 21 de fevereiro de 2013

Diretoria Colegiada da FENASPS


A GEAP é nossa! Vamos lutar por ela.


Últimas notícias

segunda-feira, 15/04/2024 Confira a programação da base do Seguro, Seguridade Social e Anvisa na Jornada de Lutas de 16 a 18 de abril Conforme orientação da FENASPS, sindicatos que representam a base de servidores(as) das carreiras do Seguro Social (INSS), Seguridade Social (ou carreira da Previdência, Saúde ...
quarta-feira, 10/04/2024 Denúncias de irregularidades nas eleições da Geap Os militantes e os apoiadores da Chapa 2, composta por vários segmentos do serviço público federal, que sempre primaram pela luta para o bem-estar ...
quarta-feira, 10/04/2024 Em reunião com as entidades, Governo condiciona continuidade das Mesas Específicas à aceitação da proposta de reajuste apenas nos benefícios Na reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) realizada nesta quarta-feira, 10 de abril, o Governo Federal apresentou formalmente uma proposta de acordo, ...