Fenasps

quinta-feira, 08/11/2012

Fenasps discute GEAP em audiência na Câmara Federal

 

1

Servidores lotam Plenário da Câmara na manhã desta quinta, 08

 

A Fenasps e seus sindicatos filiados participaram nesta quinta-feira, 08, de uma audiência Pública sobre a GEAP, realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília. O evento aconteceu com o apoio da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara Federal.

 

Além da Fenasps, representada pela diretora da federação e representante do Ministério da Saúde no Condel/GEAP, Cleuza Faustino, participaram outras entidades sindicais; a deputada federal Érika Kokay; o diretor do Departamento de Saúde, Previdência e Benefícios do Servidor do Ministério do Planejamento (Desap/MP), Sérgio Carneiro; o diretor executivo da GEAP, Paulo Eduardo de Paiva; e a diretora técnica da Geap, Cida Diogo.

 

2

Da esquerda pra direita, Paulo Eduardo Paiva, Sérgio Carneiro, Cida Diogo, Érika Kokay, Cleuza Faustino e Pedro Armengol compuseram a mesa da audiência

 

Os presentes apontaram problemas de financiamento e de gestão na Geap, além de falhas na legislação dos planos de saúde.

 

Os problemas financeiros da Geap poderiam ser resolvidos se a porcentagem do per capita patronal, contribuição dada pelo governo nos planos de saúde da Geap fosse aumentada. Atualmente o governo contribui com apenas 25%, enquanto os servidores assumem os 75% restantes.

 

Na prática, o que acontece é que o governo contribui com o mínimo, e é responsável pela gestão. Enquanto isso, os trabalhadores contribuem com a maior parte dos recursos e para eles, lhes resta o mínimo na tomada das decisões da Geap.

 

cleuza ana djalter

Além de Cleuza Faustino (acima à esquerda), que representou a Fenasps na mesa da audiência, também falaram pela federação os diretores Ana Lago (centro), eleita representante dos trabalhadores do Ministério da Saúde no Condel/Geap, e Djalter Rodrigues (à direita), eleito representante dos trabalhadores do INSS no Confis/Geap

Entraves políticos e jurídicos

Além dos problemas financeiros, a Geap também sofre com imbróglios políticos e jurídicos. O primeiro diz respeito às indicações de conselheiros e diretores para a Fundação sem qualquer critério técnico. Na mesa da audiência, a Fenasps reiterou que o governo tem indicado pessoas sem nenhum preparo ou conhecimento do funcionamento da fundação.

 

O segundo entrave é relativo à decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) que restringiu a atuação das operadoras de autogestão, proibindo-as de manter outros mercados dentro da União. Para isso, conforme o tribunal, entidades como a Geap teriam de fazer contratos e participar de licitações.

 

Entretanto, a Geap é proibida por lei de disputar mercado, o que exclui mais da metade dos convênios firmados atualmente com a administração pública federal.

 

Em 2006, liminar do Supremo Tribunal Federal (STF) garantiu que a Geap seja liberada de licitações, por ser sistema de autogestão, até que o mérito da questão seja votado. A votação no Supremo sobre essa questão já foi iniciada e deve ser retornada após a conclusão da análise do mensalão.

 

Custeio 2012

Representantes dos beneficiários presentes à reunião destacaram os altos gastos do governo com as mudanças de gestão e denunciaram desvio de recursos. Eles disseram que os servidores pagam caro e são mal atendidos, porque não há cobertura. Erika Kokay informou que apresentará indicação ao Poder Executivo de projeto de lei para instituir critérios para a indicação dos diretores da Geap.

 

*Com informações da Agência Câmara de Notícias.

 

Confira aqui mais fotos da Audiência Pública.

Últimas notícias

sexta-feira, 22/03/2024 Entidades do Fonasefe reivindicam adiantamento da reunião da MNNP para início de abril A FENSPS e demais entidades que representam os(as) Servidores(as) Públicos Federais organizadas no Fonasefe protocolaram nessa quarta-feira, 20 de março, um ofício ao Ministério ...
quinta-feira, 21/03/2024 Em ofício, FENASPS reivindica ao INSS que servidores(as) não sejam prejudicados por inconsistências nos sistemas Nesta quinta-feira, 21 de março, a FENASPS protocolou um ofício ao presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, requerendo que a direção da autarquia tome as ...
quarta-feira, 20/03/2024 3 de abril é Dia Nacional de Mobilização e Paralisação no Serviço Público Federal! A FENASPS e demais entidades do Fonasefe convocam as entidades filiadas a construírem o Dia Nacional de Mobilização e Paralisação em 3 de abril ...