face twitter youtube

Maior atividade em quase 20 anos, Ocupe Brasília mostra novamente a força e a união da classe trabalhadora

0
0
0
s2smodern

 1

Fora Temer e todos os corruptos do Congresso Nacional! Contra as reformas Trabalhista e da Previdência Social!

 

24 de maio de 2017 ficará na história. Mais de 100 mil trabalhadores, estudantes, militantes de diversos movimentos urbanos e rurais ocuparam a Esplanada dos Ministérios desde o estacionamento do estádio Mané Garrincha até o Congresso Nacional, num percurso de quase cinco quilômetros. Quantidade similar de trabalhadores em uma mesma atividade em Brasília foi registrada a última vez na Marcha dos Cem Mil, em 26 de agosto de 1999, há quase 20 anos, portanto.

 

O Ocupe Brasília (ou #OcupeBrasilia), vale ressaltar, é apenas parte de um grande processo de mobilização da classe trabalhadora, que em 2017 vem quebrando de recordes de participação, a exemplo da Greve Geral de 28 de abril, a maior do século XXI no país e comparável com os grandes movimentos paredistas brasileiros dos anos 80.

 

Pela base da Fenasps, que conseguiu reunir quantidade suficiente para lotar 15 ônibus, participaram do Ocupe Brasília representantes dos estados DF, MG, PR, SC, RS, RJ, SP, PB, BA, RN, CE, ES e PA, na luta para barrar as contrarreformas da Previdência e Trabalhista, além de exigir Fora Temer e todos os corruptos do Congresso Nacional e pedindo a realização de eleições gerais. 

   

1 

Mesmo com a truculência policial da Polícia Militar do Distrito Federal e ainda com o apoio das Forças Armadas (veja acima publicação do Diário Oficial), a resistência dos trabalhadores foi tamanha, conseguindo ocupar a maior parte do gramado em frente ao Congresso Nacional.

  

PMs avançam sobre manifestantes desarmados na Esplanada dos Ministérios

  

Ao final do ato, já no começo da noite, a maioria dos trabalhadores retornaram aos ônibus estacionados no estacionamento do Mané Garrincha com o semblante marcado pela luta árdua desta ocupação de 24 de maio, e gritando palavras de ordem, chamando para a greve geral de 48 horas e pela realização de novas ocupações, em Brasília e país afora. 

 

Veja abaixo mais fotos do ato desta quarta-feira, 24 de maio.

 

1

 1

 

 

 

 

 

 

 

1

2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1

 2

 

 

 

 

 

 

 

1

 2

 

 

 

 

 

 

 

1

e

 

 

 

 

 

 

 

 

s

 

Setor de Diversões Sul (SDS) • Edifício Venâncio V
Loja 28 • Térreo • CEP: 70393-904 • Brasília-DF

Telefone: (61) 3226-7214 • Fax: (61) 3226-7285
Email: imprensa@fenasps.org.br

face twitter youtube
© 2015 FENASPS. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Whebersite