Fenasps

terça-feira, 07/03/2023

Mulheres unidas por recomposição salarial e valorização no Serviço Público!

Já são quase sete anos sem nenhuma recomposição salarial. Esse é o cenário de terra arrasada que deixaram os ex-presidentes da República Michel Temer e Jair Bolsonaro para as Servidoras e Servidores Públicas(os) Federais (SPFs). São milhares de famílias que viram o poder de compra ser dilapidado pela carestia e inflação galopantes no último período. Somente nos últimos quatro anos (2019 a 2022), as perdas inflacionárias dos(as) SPFs chegaram a 27%.

É de 27%, inclusive, o índice de recomposição salarial reivindicado pelas entidades do Fonasefe, dentre elas a FENASPS, em ofício protocolado em 2 de janeiro de 2023, com as pautas emergenciais dos(as) SPFs.

Nessa seara, é fundamental exaltar as mulheres do funcionalismo federal neste Dia Internacional da Mulher que se aproxima. Neste 8 de Março, celebrado nesta quarta-feira, a FENASPS e seus sindicatos filiados homenageiam as trabalhadoras de sua base, que são maioria numérica nos locais de trabalho.

Na Saúde, segundo um estudo da Fiocruz, 70% da mão de obra são compostos por profissionais do sexo feminino. E, nos balcões das Agências da Previdência Social (APS) e centrais de análise no INSS, a realidade não é diferente.

Contudo, a expressiva superioridade numérica é comprometida pelo fato de que apenas 40% dos cargos de direção são ocupados pelas mulheres, provando que o machismo e o patriarcalismo estão profundamente marcados na realidade social do nosso país.

BASTA ÀS VIOLÊNCIAS

Em pleno 2023, ainda precisamos conviver com casos de violência contra a mulher, e pior, com estatísticas alarmantes sobre o número de feminicídios. Não obstante, é preciso ressaltar que a violência não é só física!

Humilhar, xingar, diminuir a autoestima feminina; fazer a mulher achar que está ficando louca; jogar objetos; sacudir e apertar os braços; controlar o dinheiro e reter o dinheiro; forçar atos sexuais desconfortáveis também são exemplos de violência. Se você vivencia ou conhece alguém que passa por situações desse tipo, não hesite, denuncie! Ligue no 180 e faça a sua denúncia, que, vale ressaltar, é absolutamente sigilosa.

POR JORNADA JUSTA

Nos últimos três anos, a pandemia de Covid-19 demonstrou que as mulheres são mais impactadas com duplas e triplas jornadas, mesmo em um momento em que os homens estiveram mais presentes em suas casas devido ao teletrabalho forçado pelo isolamento social.

O que é tido como uma tarefa “natural” a uma mulher, na verdade é socialmente construído e imposto. Não podemos aceitar o acúmulo de funções, dentro e fora das casas, como uma glória – e ao mesmo tempo um “heroísmo” ingrato – e sim combatê-lo.

Não aceitamos que as mulheres sejam penalizadas com jornadas árduas e sem o menor reconhecimento. A luta pela jornada de trabalho não pode ser relegada: ela deve fazer parte dos debates sobre melhores condições de trabalho a todo o momento.

Por isso, a FENASPS e seus sindicatos filiados estão na luta pela jornada de 30h semanais para todas e todos, seja nos ministérios da Saúde e do Trabalho, seja no INSS e na Anvisa.

No base do Seguro e da Seguridade Social e Anvisa as mulheres são maioria e é com essa união e luta que poderemos mobilizar toda a categoria em busca de recomposição salarial e valorização profissional. Viva o 8 de Março!

Homenagens nos anos anteriores

Já virou uma tradição: a FENASPS sempre faz postagens especiais no Dia Internacional da Mulher, marcando o 8 de Março como uma das mais simbólicas datas do calendário anual das lutas trabalhistas.

Confira abaixo o que a FENASPS preparou nos anos anteriores:

2022

As mulheres são vanguarda na luta por recomposição salarial e valorização no Serviço Públicoconfira aqui

2021

Pandemia escancara ainda mais os desafios sociais das mulheresconfira aqui

As mulheres serão mais impactadas caso a PEC 32 seja aprovadaconfira aqui

Mulheres que inspiram o Serviço Público: Nise da Silveiraconfira aqui

2020

Ato do Dia da Mulher em Brasília mobiliza mais de seis mil manifestantes neste 8 de Marçoconfira aqui

2019

Nenhuma a menos: basta de violência contra a mulher!confira aqui

2018

Fenasps em defesa dos direitos das mulheres!confira aqui

2017

8 de março – Juntas na luta em defesa dos direitos das mulheresconfira aqui

Mulheres na luta contra as reformas da Previdência e Trabalhista!confira aqui

2015

Como a Dívida Pública afeta as mulheresconfira aqui

2014

Ipea revela dados inéditos sobre violência contra a mulherconfira aqui

2012

As mulheres que brilham no 8 de marçoconfira aqui



Chega de machismo e metas abusivas e exaustivas!

Jornada de 30 horas semanais já, com recomposição salarial de 27%!

Todas juntas nesta luta!

Últimas notícias

segunda-feira, 15/04/2024 Confira a programação da base do Seguro, Seguridade Social e Anvisa na Jornada de Lutas de 16 a 18 de abril Conforme orientação da FENASPS, sindicatos que representam a base de servidores(as) das carreiras do Seguro Social (INSS), Seguridade Social (ou carreira da Previdência, Saúde ...
quarta-feira, 10/04/2024 Denúncias de irregularidades nas eleições da Geap Os militantes e os apoiadores da Chapa 2, composta por vários segmentos do serviço público federal, que sempre primaram pela luta para o bem-estar ...
quarta-feira, 10/04/2024 Em reunião com as entidades, Governo condiciona continuidade das Mesas Específicas à aceitação da proposta de reajuste apenas nos benefícios Na reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) realizada nesta quarta-feira, 10 de abril, o Governo Federal apresentou formalmente uma proposta de acordo, ...