Fenasps

sexta-feira, 03/09/21

Fonasefe indica nova Jornada de Lutas, com atividades em Brasília de 14 a 17 de setembro

Procure o seu sindicato estadual e se informe das atividades na sua região! (clique para ampliar)

Em reunião realizada nesta sexta-feira, 3 de setembro, as entidades do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), dentre elas a Fenasps, indicaram a realização de uma nova Jornada de Lutas, com atividades contra a PEC 32, entre os dias 14 e 17 de setembro (confira o calendário completo no final da matéria).

A intenção das entidades sindicais é fazer a máxima pressão sobre os deputados(as) da Comissão Especial (CE), que devem votar o substitutivo do relator Arthur Maia nos dias 14 e 16 de setembro. Neste texto, foi incluída nova redação para a Constituição Federal que permite a demissão de servidores(as). Um absurdo! Saiba mais aqui.

Todos(as) a Brasília!

Para o dia 14 de setembro, uma terça-feira, serão compostas caravanas de trabalhadores(as) para ocuparem Brasília. Já na parte da manhã, haverá a tradicional ‘recepção‘ aos deputados(as) no aeroporto da capital federal.

Seguindo a programação, na tarde do dia 14 está prevista uma passeata em direção ao Anexo II da Câmara Federal, com saída e concentração no Museu Nacional, às 14h. Nos dias seguintes, 15 e 16 de setembro, serão realizadas atividades de pressão sobre os parlamentares, direto nos gabinetes da Câmara dos Deputados.

Os militantes serão orientados a utilizar as camisetas da campanha SOS Serviço Público (veja aqui como foi seu lançamento). O objetivo da campanha é ganhar força na luta contra a PEC 32 e ecoar a voz do servidor público. Na semana de 13 a 17 de setembro, por exemplo, serão instalados outdoors e painéis dupla face em Brasília com as fotos dos parlamentares que se manifestaram a favor da PEC.

A ideia central é dar peso em Brasília, mas também devem ser organizadas manifestações nas capitais no dia 14 contra a PEC 32. Procure o seu sindicato estadual e veja quais serão as atividades na sua região!

As entidades estaduais também organizarão a passagem de carros de som nas cidades dos parlamentares que estão na CE, no sábado anterior ao início da Jornada, 11 de setembro. Confira aqui a composição da comissão.

Ato-show com Zeca Baleiro

Servidoras e servidores públicos estão mobilizados desde 2020 contra a PEC 32, que, caso aprovada, irá sucatear e restringir atendimento e direitos sociais, trabalhistas e humanos à população, especialmente a parcela mais pobre que depende dos postos de saúde e hospitais públicos, das agências do INSS, das creches e escolas, da Justiça do Trabalho.

No mês de agosto, com a proximidade dos momentos decisivos da tramitação desta PEC no Congresso, diversas entidades representantes dos servidores públicos, dentre elas a Fenasps, estão endossando a campanha #SOSServiçoPúblico.

A campanha tem ganhado apoio de artistas e influenciadores digitais, como Paulo Betti, Simone Mazzer e Zeca Baleiro, que fará um ato show em favor do Serviço Público nesta quarta-feira, dia 8 de setembro.

A live ainda vai contar com a participação de várias outras personalidades dos mundos artístico, político e sindical. Não perca esse ato-show! (imagem: reprodução)

A live SOS Serviço Público terá como principal atração o cantor Zeca Baleiro e contará com participações especiais de convidados. Será transmitida pelo canal no youtube da Mídia Ninja no dia 8 de setembro, às 20 horas.

Você também poderá assistir usando o reprodutor de vídeo abaixo:

Calendário completo:

  • 7 de setembro, terça-feira: Dia de mobilização contra a PEC 32 e pelo ‘Fora Bolsonaro’, em conjunto com o Dia dos Excluídos e Excluídas. Saiba mais;
  • 8 de setembro, quarta-feira, às 20h: ato-show com Zeca Baleiro;
  • 10 de setembro, sexta-feira: Assembleia Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Setor Público e Empresas Estatais, às 18h. Mais informações em breve;
  • 11 de setembro, sábado: passagem de carros de som nas cidades dos parlamentares que compõem a CE;
  • 14 de setembro, terça-feira: caravanas a Brasília, com recepção no aeroporto, pela manhã, e passeata à tarde, com concentração no Museu Nacional;
  • 15 e 16 de setembro, quarta e quinta-feira: trabalho de pressão sobre parlamentares, em Brasília e em suas cidades.

Últimas notícias

sexta-feira, 17/09/21 Em reunião com a Fenasps, presidente do INSS afirma que as portarias nº 1.345 e 1.347 serão válidas somente a partir de janeiro de 2022 Nessa segunda-feira, 13 de setembro, foi realizada nova audiência com o presidente do INSS, Leonardo Rolim, para discutir a pauta referente às Portarias nº ...
quinta-feira, 16/09/21 Vitória: mobilização dos trabalhadores força suspensão da votação da PEC 32 na Câmara. Mas não é hora de recuar! Mais de mil servidores e servidoras públicos(as) Federais e representantes de Empresas Estatais ocuparam os corredores das comissões da Câmara dos Deputados durante a ...
terça-feira, 14/09/21 Próxima Plenária Nacional da Fenasps será neste sábado, 18 A próxima Plenária Nacional da Fenasps vai ocorrer, em formato de videoconferência, neste sábado, 18 de setembro, a partir das 14h. A Secretaria de ...