Fenasps

segunda-feira, 09/08/2021

Fenasps debate dificuldades no acesso ao BPC em audiência pública na Câmara. Confira íntegra

Fique ligado(a) aqui no nosso site e não perca este debate! (clique para ampliar)

Para debater entraves para acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Fenasps participou de uma audiência pública, nesta terça-feira, 10 de agosto, promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CPD) da Câmara dos Deputados.

A Fenasps foi representada pela diretora de Secretaria de Políticas Sociais da federação, Viviane Peres. Também confirmaram participação o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), além de representantes do governo (INSS, Ministério da Cidadania e Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – SNDP).

Um dos pontos de discussão desta audiência foi a atual operacionalização dos requerimentos iniciais do BPC, suas revisões e demais processos que envolvem a manutenção desse benefício realizada pelo INSS.

Dentre as maiores dificuldades enfrentadas pela população está a digitalização dos processos já que grande parte dessa população não tem acesso à internet, como a Fenasps já denunciou por diversas vezes (leia mais aqui e aqui).

Com o processo de digitalização dos requerimentos de benefícios por meio do INSS Digital, principalmente a partir de 2016, o acesso ao BPC tem se constituído em mais um entrave e meio de exclusão social para parte significativa da população, segundo a deputada que fez o requerimento para a realização desta audiência pública. Saiba mais.

Confira a íntegra

O debate aconteceu no plenário 12 da Câmara dos Deputados, e também vitualmente, a partir das 14 horas (horário de Brasília) desta terça, 10, e pôde ser acompanhado de forma virtual e interativa pelo e-Democracia. Você pode assistir à íntegra da audiência aqui no site Fenasps, no reprodutor de vídeo abaixo:


*Com informações da Agência Câmara de Notícias.

Últimas notícias

segunda-feira, 15/04/2024 Confira a programação da base do Seguro, Seguridade Social e Anvisa na Jornada de Lutas de 16 a 18 de abril Conforme orientação da FENASPS, sindicatos que representam a base de servidores(as) das carreiras do Seguro Social (INSS), Seguridade Social (ou carreira da Previdência, Saúde ...
quarta-feira, 10/04/2024 Denúncias de irregularidades nas eleições da Geap Os militantes e os apoiadores da Chapa 2, composta por vários segmentos do serviço público federal, que sempre primaram pela luta para o bem-estar ...
quarta-feira, 10/04/2024 Em reunião com as entidades, Governo condiciona continuidade das Mesas Específicas à aceitação da proposta de reajuste apenas nos benefícios Na reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) realizada nesta quarta-feira, 10 de abril, o Governo Federal apresentou formalmente uma proposta de acordo, ...