Fenasps

quarta-feira, 05/05/2021

Nota de Apoio e Solidariedade ao Povo Colombiano contra o massacre praticado pelas forças de segurança do país

“Que o mundo saiba que eles estão nos matando”, diz ilustração que denuncia massacre policial na Colômbia (crédito: Cizañero)

A Diretoria Colegiada da Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores(as) em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (FENASPS), por meio desta nota, externa seu apoio e solidariedade à luta do povo colombiano contra a tentativa de Reforma Tributária proposta pelo governo de seu país e que tem provocado agressões e mortes de manifestantes por parte dos órgãos de segurança.

Vale ressaltar que as agressões e mortes cometidas pelas forças de segurança demonstram que a democracia ainda é frágil neste país e que qualquer reforma que venha a ser implementada tem que seguir na direção de avanços que combatam as desigualdades existentes entre ricos e pobres na Colômbia.

Infelizmente, a pobreza e desigualdade na América Latina são problemas crônicos, que deve ser combatidos por meio de políticas públicas efetivas que busquem a inclusão dos menos favorecidos com investimentos contra a fome, contra o genocídio dos Povos Indígenas, por moradia digna para todos, Educação de Qualidade, Saúde Pública Gratuita e universal, Segurança Pública não agressiva e Salário Digno para todos e todas!

Nesta nota, a Fenasps enfatiza que os(as) servidores(as) do INSS, do Ministério da Saúde, da Secretaria de Trabalho (ex-MTE) e da Anvisa, categorias profissionais que esta federação representa, apoiam e se solidarizam com as lutas do povo colombiano, bem como repudiam as agressões praticadas contra a população, exigindo a punição dos responsáveis.

Povo nas ruas

O povo colombiano segue em peso nas ruas em protestos contra reformas propostas pelo presidente Iván Duque Márquez que, após forte pressão popular, retirou o projeto da pauta.

Mas, o que teve como ponto de partida a luta contra uma reforma que visava onerar ainda mais as pessoas pobres, agora se transformou em crítica generalizada contra o governo conservador de Duque. O estopim para a continuidade dos atos foi a forte repressão militar.

Até esta terça-feira, 4 de maio, 18 civis e um militar haviam morrido desde o início dos protestos, em 28 de abril. O Ministério da Defesa do país divulgou que há 846 feridos, entre eles 306 civis. Porém, de acordo com os relatos, estes números não correspondem a realidade. Muitos vídeos foram divulgados nas redes sociais com denúncias de ‘massacre policial’. Confira neste link e na galeria abaixo.

Atenção: IMAGENS FORTES. Apenas reproduza este vídeo se estiver certeza de que deve assisti-lo


Ofício

A Fenasps protocolou virtualmente um ofício, enviado ao embaixador da Colômbia no Brasil, com o mesmo conteúdo desta nota, e reivindicando que os legítimos protestos do povo colombiano não sejam passivos de agressões por parte de quem deveria garantir a livre expressão como forma de manifestação democrática. Confira aqui a íntegra do documento.



*Com informações do portal Brasil de Fato.

Últimas notícias

segunda-feira, 25/03/2024 FENASPS cobra do MGI a realização da segunda reunião da Mesa Específica do Seguro Social (INSS) Por meio de ofício protocolado nesta segunda-feira, 25 de março, a FENASPS reivindicou junto ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI) a realização da ...
sexta-feira, 22/03/2024 Com números que comprovam aumento na análise de concessões, FENASPS reitera solicitação para que greve de 2022 seja considerada compensada definitivamente Novamente, a FENASPS solicitou que a greve de 2022 no INSS seja definitivamente compensada. Desta vez, no ofício protocolado diante da Presidência da autarquia ...
sexta-feira, 22/03/2024 Entidades do Fonasefe reivindicam adiantamento da reunião da MNNP para início de abril A FENSPS e demais entidades que representam os(as) Servidores(as) Públicos Federais organizadas no Fonasefe protocolaram nessa quarta-feira, 20 de março, um ofício ao Ministério ...