Fenasps

segunda-feira, 19/04/2021

Governo autoritário de Bolsonaro atenta contra democracia ao tentar aprovar PECs sem debate

Material da campanha do Fonasefe alerta contra a contrarreforma Administrativa e pela valorização do Serviço Público (imagem: reprodução)

O governo Bolsonaro e o Congresso Nacional têm utilizado formas antidemocráticas para implementar projetos que eliminam direitos do povo. Para aplicar a agenda ultraliberal de destruição de direitos de Paulo Guedes e dos parasitas do mercado financeiro, a cartilha é sempre a mesma.

Primeiro, iniciam uma ofensiva de redes sociais que mais parece uma guerra de conquista virtual, vendendo a ideia central que desejam implementar como a grande salvação do país. Para isso, se utilizam das Fake News e de robôs que compartilham exaustivamente todo tipo de ataque ofensivo a quem se contraponha.

A mídia tradicional, como a Globo e a Folha, não denunciam esse tipo de iniciativa porque concordam com as pautas liberais. Foi assim com a Reforma da Previdência, por exemplo.

Sem nenhum debate público profundo, mas com um clima de urgência artificialmente criado na opinião pública, o governo e o Congresso partem para atropelar os mecanismos democráticos legais ou para manobrá-los.

No primeiro caso, podemos citar a aprovação da PEC 186, que prejudicou o auxílio emergencial e os servidores, quando o Congresso pressionou por um processo simplificado de aprovação sem passar por determinadas instâncias constitucionais de debate.

No segundo, podemos citar as reiteradas Medidas Provisórias do governo Bolsonaro (como a MP 1042/21), utilizadas indevidamente como mecanismo de pressão permanente sobre o parlamento para aprovar leis e para fazer vigorar, sem debate, medidas que duram 60 dias, mas que causam estragos permanentes, como a isenção fiscal para agrotóxicos e a menor restrição à compra de armas e munições.

Com a Reforma Administrativa (PEC 32/2020), estão fazendo o mesmo. Os brasileiros precisam abrir os olhos para o autoritarismo do governo!

Diga não à reforma Administrativa!

Últimas notícias

segunda-feira, 25/03/2024 FENASPS cobra do MGI a realização da segunda reunião da Mesa Específica do Seguro Social (INSS) Por meio de ofício protocolado nesta segunda-feira, 25 de março, a FENASPS reivindicou junto ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI) a realização da ...
sexta-feira, 22/03/2024 Com números que comprovam aumento na análise de concessões, FENASPS reitera solicitação para que greve de 2022 seja considerada compensada definitivamente Novamente, a FENASPS solicitou que a greve de 2022 no INSS seja definitivamente compensada. Desta vez, no ofício protocolado diante da Presidência da autarquia ...
sexta-feira, 22/03/2024 Entidades do Fonasefe reivindicam adiantamento da reunião da MNNP para início de abril A FENSPS e demais entidades que representam os(as) Servidores(as) Públicos Federais organizadas no Fonasefe protocolaram nessa quarta-feira, 20 de março, um ofício ao Ministério ...