Fenasps

segunda-feira, 08/03/2021

Em vídeo, lutadoras da Fenasps mandam o recado neste 8 de Março

A Fenasps, como vem fazendo desde 2018 (veja mais abaixo o histórico de homenagens), elaborou um vídeo feito, pelas mulheres da Fenasps, em homenagem às mulheres trabalhadoras da categoria do Seguro Social (INSS), da Seguridade Social (Previdência, Saúde e Trabalho – PST), e da Anvisa. Esta homenagem, diante da sua relevância, se estende a todas as trabalhadoras do Brasil, e do mundo.

Clique aqui, ou confira no reprodutor de vídeo abaixo:

O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), do qual a Fenasps faz parte, também divulgou o vídeo “O que te ensinaram sobre ser mulher?“, que a federação reproduziu em sua página oficial no Facebook. Confira aqui.

Homenagens em anos anteriores

Em 2020, quando a pandemia de Covid-19 ainda era apenas uma ameaça distante, militantes da Fenasps compareceram em grande número em Brasília, numa atividade que reuniu mais de seis mil pessoas. Relembre aqui.

A Plenária Nacional da Fenasps, que ocorre tradicionalmente aos domingos, foi alterada justamente por causa do ato deste 8 de Março, e foi excepcionalmente realizada no sábado, dia 7. Nela, foi exibido um vídeo em homenagem às mulheres. Assista aqui.

Já em 2019, a Fenasps divulgou a nota “Nenhuma a menos: basta de violência contra a mulher!“, destacando que no Brasil no mundo, o retrocesso e o conservadorismo estavam se intensificam diante do conjunto de ataques e de retiradas de direitos.

Arte produzida para ilustrar artigo em 2019 (clique para ampliar)

O primeiro vídeo elaborado especificamente pela Fenasps para o Dia Internacional da Mulher foi produzido em 2018, em que as diretoras e conselheiras fiscais conclamaram todas e todos a irem às ruas em defesa dos direitos das mulheres! Neste ano ano também foi produzida uma nota, reivindicando proteção social ao trabalho das mulheres e da política de Seguridade Social universal, pública, solidária e redistributiva!

Clique aqui ou confira no reprodutor de vídeo abaixo:

O início do ano de 2017 marcava a luta contra a Reforma da Previdência do governo de Michel Temer. À época, a Fenasps chamou as para irem à luta contra mais este ataque! A federação produziu peças gráficas (aqui e aqui), e também divulgou material produzido pelo Fonasefe.

Cartaz produzido pela Fenasps em 2017, ano que marcou a luta contra a Reforma da Previdência do governo Temer (clique para ampliar)

Foi realizada uma homenagem ao 8 de Março na Plenária da Fenasps realizada em 6 de março de 2016, em que foi ressaltado que as mulheres são imprescindíveis na luta de Classes e maioria absoluta no Seguro e Seguridade Social. Foi reafirmada a convocatória para todos os trabalhadores se incorporarem nas manifestações que ocorrerão em todo o país no Dia Internacional da Mulher. Confira aqui a íntegra das resoluções daquela Plenária.

Em 2012, a Fenasps publicou o artigo “As mulheres que brilham no 8 de março“, de Gesa Corrêa, e imprimiu centenas de marcadores de página, usando a arte abaixo:

Clique para ampliar

LEIA TAMBÉM:

  • Pandemia escancara ainda mais os desafios sociais das mulheres – 5 de março de 2021
  • Mulheres que inspiram o Serviço Público: Nise da Silveira – 5 de março de 2021
  • 25 de novembro é Dia Internacional de combate à violência contra a mulher! – 25 de novembro de 2020
  • Quem respeita as mulheres trabalhadoras do funcionalismo deve dizer não à Reforma Administrativa! – 30 de outubro de 2020
  • Mulheres, especialmente as negras, são as maiores vítimas sociais da Covid-19 – 25 de julho de 2020
  • Arte do 8 de Março divulgada pelo INSS mostra patas em lugar de mãos de mulher negra – 12 de março de 2020
  • 25 de julho é dia de luta! Vivam as mulheres negras latino-americanas e caribenhas! – 25 de julho de 2019
  • Ipea divulga dossiê sobre condições de vida das mulheres negras no Brasil – 5 de abril de 2018

Últimas notícias

segunda-feira, 25/03/2024 FENASPS cobra do MGI a realização da segunda reunião da Mesa Específica do Seguro Social (INSS) Por meio de ofício protocolado nesta segunda-feira, 25 de março, a FENASPS reivindicou junto ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI) a realização da ...
sexta-feira, 22/03/2024 Com números que comprovam aumento na análise de concessões, FENASPS reitera solicitação para que greve de 2022 seja considerada compensada definitivamente Novamente, a FENASPS solicitou que a greve de 2022 no INSS seja definitivamente compensada. Desta vez, no ofício protocolado diante da Presidência da autarquia ...
sexta-feira, 22/03/2024 Entidades do Fonasefe reivindicam adiantamento da reunião da MNNP para início de abril A FENSPS e demais entidades que representam os(as) Servidores(as) Públicos Federais organizadas no Fonasefe protocolaram nessa quarta-feira, 20 de março, um ofício ao Ministério ...