Fenasps

sexta-feira, 05/03/2021

Mulheres que inspiram o Serviço Público: Nise da Silveira

Material da campanha do Fonasefe alerta contra a contrarreforma Administrativa e pela valorização do Serviço Público (imagem: reprodução)

Nise da Silveira (1905-1999) era servidora pública, psiquiatra e dedicou a vida à humanização do tratamento dos pacientes com distúrbios mentais. Contrária a métodos violentos como agressões físicas, eletrochoque ou lobotomia, popularizou tratamentos com a terapia ocupacional, a arte e modelos de instituições alternativos aos chamados hospícios.

Seu trabalho revolucionou o serviço psiquiátrico brasileiro inspirando a criação dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e do Movimento da Luta Antimanicomial, fundado em 1987.

Campanha

A Fenasps iniciou no dia 16 de setembro de 2020 a divulgação de uma campanha midiática contra a PEC 32 (contrarreforma Administrativa), apresentada pelo governo duas semanas antes, e pela valorização do Serviço Público. Esta campanha é promovida pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e suas entidades, dentre elas a Fenasps. Saiba mais aqui.

O presidente da Câmara dos Deputados já enviou a PEC 32 à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e os deputados da bancada governista pretendem aprovar esta medida ainda no primeiro trimestre de 2021. Portanto, a hora é agora para você se juntar a esta luta!

Não guarde esta informação para você! Compartilhe este card para seus colegas de trabalho, seus amigos, no seu círculo familiar. Use as hashtags #NaoaReformaAdministrativa, #8demarço, #Mulheres, #antimanicomial, #DefendaoSUS, e siga as redes sociais da Fenasps: no Facebook, no Twitter e no Youtube. Acesse também as redes sociais da campanha do Fonasefe, no Facebook e no Instagram.

Diga não à reforma Administrativa!

Viva a luta das mulheres guerreiras!

Últimas notícias

segunda-feira, 15/04/2024 Confira a programação da base do Seguro, Seguridade Social e Anvisa na Jornada de Lutas de 16 a 18 de abril Conforme orientação da FENASPS, sindicatos que representam a base de servidores(as) das carreiras do Seguro Social (INSS), Seguridade Social (ou carreira da Previdência, Saúde ...
quarta-feira, 10/04/2024 Denúncias de irregularidades nas eleições da Geap Os militantes e os apoiadores da Chapa 2, composta por vários segmentos do serviço público federal, que sempre primaram pela luta para o bem-estar ...
quarta-feira, 10/04/2024 Em reunião com as entidades, Governo condiciona continuidade das Mesas Específicas à aceitação da proposta de reajuste apenas nos benefícios Na reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) realizada nesta quarta-feira, 10 de abril, o Governo Federal apresentou formalmente uma proposta de acordo, ...