Fenasps

sexta-feira, 21/08/2020

INSS prorroga reabertura de APS para segunda quinzena de setembro. Fenasps reafirma abertura apenas com controle da pandemia

No final da tarde desta sexta-feira, 21 de agosto, o INSS informou em seu site oficial que a reabertura das Agências da Previdência Social (APS) foi prorrogada para o dia 14 de setembro. Segundo a autarquia, a confirmação oficial constará em Portaria Conjunta a ser publicada nesta segunda-feira, 24.

Ainda segundo o INSS, haverá uma reabertura “gradual e segura”, considerando as especificidades das APS, como o perfil do quadro de servidores, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico e medidas de limpeza.

APS não devem reabrir sem controle da pandemia

Para a Fenasps, entretanto, as APS devem reabrir somente após o controle da pandemia, que registrou nesta semana a trágica marca de 112 mil óbitos e mais de 3,5 milhões de contaminados.

A federação ressalta que em algumas unidades do INSS há gestores convocando os servidores a comparecer nas agências a partir desta segunda-feira, 24 de agosto, uma temeridade e um risco a todos, trabalhadores(as) e segurados(as).

Em ofício protocolado nesta sexta, 21, a Fenasps argumentou que grande parte da categoria está no grupo de risco – cerca de 65% da categoria, segundo apontam dados oficiais – de contágio da Covid-19. Portanto, é imprescindível que sejam mantidas as atividades pelos meios remotos com atendimento digital e servidores(as) em home office emergencial.

Por fim, a Fenasps reivindicou que, a exemplo de outros órgãos públicos como Universidades, o Ministério Público e demais setores do Poder Judiciário, o teletrabalho poderia ser prorrogado enquanto não houver um controle efetivo da pandemia.

Confira aqui a íntegra do ofício.

Últimas notícias

segunda-feira, 25/03/2024 FENASPS cobra do MGI a realização da segunda reunião da Mesa Específica do Seguro Social (INSS) Por meio de ofício protocolado nesta segunda-feira, 25 de março, a FENASPS reivindicou junto ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI) a realização da ...
sexta-feira, 22/03/2024 Com números que comprovam aumento na análise de concessões, FENASPS reitera solicitação para que greve de 2022 seja considerada compensada definitivamente Novamente, a FENASPS solicitou que a greve de 2022 no INSS seja definitivamente compensada. Desta vez, no ofício protocolado diante da Presidência da autarquia ...
sexta-feira, 22/03/2024 Entidades do Fonasefe reivindicam adiantamento da reunião da MNNP para início de abril A FENSPS e demais entidades que representam os(as) Servidores(as) Públicos Federais organizadas no Fonasefe protocolaram nessa quarta-feira, 20 de março, um ofício ao Ministério ...