Fenasps

segunda-feira, 05/08/2019

Em noite de vaias a ministro da Saúde, Fenasps participa da abertura da 16ª Conferência Nacional de Saúde

12

 

 

 

 

 

 

 

 Fenasps teve representação garantida durante a 16ª conferência, que ocorre até quarta, 7 de agosto

 

Com tema “Democracia e Saúde”, a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) foi iniciada nesse domingo, 4 de agosto, em Brasília. O evento, cujo objetivo é reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) para garantir a saúde como direito humano e a sua universalidade, integralidade e equidade, contou, em sua abertura, com a participação da Fenasps, representada pelos sindicatos estaduais de MG, PA, PR, PI, RS, SC, SP e das oposições sindicais de BA e DF. Confira aqui a programação completa do evento.

 

Durante a conferência – uma iniciativa do Conselho Nacional de Saúde (CNS) –, bem como em todos os espaços de debate, a Fenasps reafirma sua luta em defesa do SUS, defendendo-o como um sistema público, solidário, universal e sem intervenção de Organizações Sociais (OSs), um braço do capital privado dentro deste sistema. Na abertura da 16ª conferência, a federação mais uma vez ratificou posição para que os trabalhadores(as) e entidades não podem deixar o SUS morrer!

 

Antes mesmo da cerimônia de abertura, ocorrida às 18h, os trabalhos da conferência foram abertos com a primeira mesa de debate, sobre a “Saúde como direito”, organizada por Neilton de Oliveira, da mesa diretora do CNS, que contou com exposição do professor da UFRJ, Emerson Merhy, a líder da comunidade quilombola da Serra da Guia, em Poço Redondo/SE, Josefa da Guia, e a deputada federal (PCdoB/RJ), Jandira Feghali.

 

3

4

 

 

 

 

 

 

 

 Emerson, Josefa, Neilton e Jandira no primeiro debate (à esq) e as autoridades que compuseram a mesa de abertura da 16ª

Milhares de trabalhadores vaiam Ministro da Saúde
Após o debate inicial, foram convidadas a compor a mesa de abertura uma série de autoridades do setor, dentre elas o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, o coordenador adjunto da 16ª Conferência, Ronald Ferreira, a representante da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) no Brasil, Socorro Gross, Willames Freire, presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Alberto Beltrame, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), a parlamentar titular da Subcomissão Permanente da Saúde na Câmara dos Deputados, Carmem Zanotto (Cidadania/SC) e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

 

Mandetta, foi amplamente vaiado pela maioria dos cinco mil delegados(as) e convidados(as) presentes na abertura da conferência, diante de um discurso inconsistente e vazio. Ao desejar que o evento seja capaz de “tornar o sistema de saúde brasileiro cada vez mais íntegro, equânime e solidário“, ele desconsidera a política de ajuste fiscal do governo Bolsonaro, a estagnação de investimentos no SUS, principalmente após a EC n° 95, e outras medidas do atual governo, como a suspensão da produção de remédios gratuitos, que afetam de forma crítica aqueles que dependem da saúde pública.

 

5

6

 

 

 

 

 

 

 

Trabalhadores da Saúde vaiam e dão as costas ao ministro da Saúde, diante do cinismo de suas falas

 

Além disso, Mandetta ignora completamente a exclusão, e inclusive ataques direitos como demonstram as declarações do próprio presidente, aos setores mais carentes de políticas básicas de saúde: pobres, negros(as), LGBTI’s e indígenas. Por isso, além das insistentes vaias, o ministro ouviu um coro de milhares de pessoas o chamando de fascista e racista. Veja vídeo abaixo.

 

 

Veja no Facebook da federação mais fotos da participação da Fenasps na abertura da 16ª.

 

 

Saúde é direito garantido: não se compra e não se vende!

Últimas notícias

segunda-feira, 15/04/2024 Confira a programação da base do Seguro, Seguridade Social e Anvisa na Jornada de Lutas de 16 a 18 de abril Conforme orientação da FENASPS, sindicatos que representam a base de servidores(as) das carreiras do Seguro Social (INSS), Seguridade Social (ou carreira da Previdência, Saúde ...
quarta-feira, 10/04/2024 Denúncias de irregularidades nas eleições da Geap Os militantes e os apoiadores da Chapa 2, composta por vários segmentos do serviço público federal, que sempre primaram pela luta para o bem-estar ...
quarta-feira, 10/04/2024 Em reunião com as entidades, Governo condiciona continuidade das Mesas Específicas à aceitação da proposta de reajuste apenas nos benefícios Na reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) realizada nesta quarta-feira, 10 de abril, o Governo Federal apresentou formalmente uma proposta de acordo, ...