Fenasps

quarta-feira, 21/02/2018

Invasão da PM em agência da Previdência de Osasco/SP gera revolta em servidores de todo o Brasil

 1

Viaturas da PM/SP em frente à APS Osasco (foto: reprodução Sinsprev/SP)

 

Conforme divulgado pelo Sinsprev/SP (E DISPONÍVEL NESTE LINK) em 20 de fevereiro de 2018, a Agência da Previdência Social (APS) Osasco teve suas dependências invadidas pela Polícia Militar (PM) de São Paulo, que atendia ao chamado de uma segurada, indignada com a informação de que os sistemas estavam inoperantes.

 

Sem qualquer interpelação junto à gestão ou aos servidores da casa, a polícia militar interferiu na organização da fila, assumindo o controle dos processos de trabalho e do fluxo de atendimento da agência. Na ocasião, o vigilante que tentava informar ao policial que seria necessário tratar da questão com a gerente da APS, e que iria chamá-la, recebeu voz de prisão e foi conduzido algemado com extrema violência. Relatando “desacato”, foram chamadas ainda cerca de sete viaturas e outra vigilante que tentava argumentar com os policiais também foi agredida.

 

A FENASPS considera inadmissível o ocorrido no interior de uma autarquia federal pela Polícia Militar de São Paulo e vem constantemente denunciando o colapso do sistema de atendimento junto à direção central e aos órgãos de controle. O número de casos de agressões e assédio aos trabalhadores do INSS, que já estão sob tremenda pressão institucional, vem aumentando de forma alarmante em todo o país.

 

Servidores de todo o país externaram sua revolta por meio das redes sociais e em comunicação à FENASPS, repudiaram veementemente a ação da Polícia Militar do Estado de São Paulo que algemou, prendeu e “jogou” dentro de uma viatura de polícia um trabalhador terceirizado, o vigilante da agência, que estava exercendo suas tarefas no local de trabalho, bem como a agressão física que a outra vigilante sofreu.

 

Em tempos de austeridade fiscal para o povo trabalhador, em que cortes e congelamento de recursos e investimento no setor público são trocados por saídas rápidas tais como “projetos”, “programas”, “reformas” e militarização de políticas públicas, nossa união e resistência se fazem ainda mais necessárias!

 

A FENASPS apresentou o ocorrido formalmente (confira abaixo os ofícios) à Direção Central do INSS, ao ministro do Desenvolvimento Social (MDS), e aos demais órgãos e Entidades competentes, a fim de que seja apurada a responsabilidade e o flagrante abuso de autoridade, exigindo solução definitiva aos problemas estruturais do INSS.

 

Confira os ofícios encaminhados nesta quarta-feira, 21 de fevereiro:

  • Ofício Fenasps n° 034, ao presidente do INSSCLIQUE AQUI
  • Ofício Fenasps n° 035, ao ministro do MDS – CLIQUE AQUI
  • Ofício Fenasps n° 036, ao presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos DeputadosCLIQUE AQUI
  • Ofício Fenasps n° 037, à presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do SenadoCLIQUE AQUI

 

 

Mais entidades se solidarizam com os trabalhadores da APS Osasco/SP

Demonstrando grande apoio e solidariedade, algumas entidades encaminharam à Fenasps moções de repúdio à atitude da PM de São Paulo, em relação aos fatos ocorridos nesta terça-feira, 21. Veja abaixo:

 

Sindprev/ES MOÇÃO DE REPÚDIO ÀÇÃO DA POLÍCIA MILITAR DE SÃO PAULO EM AGÊNCIA DO INSS DE OSASCO

Sintsprev/MG MOÇÃO DE REPÚDIO: TRUCULÊNCIA DA POLÍCIA MILITAR DE SÃO PAULO NA AGÊNCIA DO INSS/OSASCO

Sindprevs/PR MOÇÃO DE REPÚDIO À TRUCULÊNCIA DA POLÍCIA MILITAR DE SÃO PAULO  EM AGÊNCIA DO INSS DE OSASCO

Sindisprev/RS NOTA DE REPÚDIO À INVASÃO DA POLÍCIA MILITAR NA APS OSASCO

Sindiprev/SE – MOÇÃO DE APOIO AOS COMPANHEIROS/AS SERVIDORES/AS E TERCEIRIZADOS/AS DO INSS DA APS OSASCO-SÃO PAULO

 

TOTAL REPÚDIO À TRUCULÊNCIA DA POLÍCIA MILITAR E PLENA SOLIDARIEDADE A TODOS(AS) TRABALHADORES(AS) DA APS DE OSASCO!

 

Baixe aqui esta nota para seu dispositivo.

Últimas notícias

terça-feira, 16/04/2024 FENASPS participa de audiência pública na Câmara para debater sobre mobilizações no Serviço Público A FENASPS participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, 16 de abril, em que debateu sobre a mobilização dos trabalhadores ...
terça-feira, 16/04/2024 Em ato na sede do INSS, FENASPS protesta contra exclusão de aposentados(as) da negociação com o Governo Com participação de militantes de vários estados do país – Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, ...
segunda-feira, 15/04/2024 Confira a programação da base do Seguro, Seguridade Social e Anvisa na Jornada de Lutas de 16 a 18 de abril Conforme orientação da FENASPS, sindicatos que representam a base de servidores(as) das carreiras do Seguro Social (INSS), Seguridade Social (ou carreira da Previdência, Saúde ...